Tem workshop gratuito em Ponta Grossa sobre saúde mental nas empresas

Tema ganha cada vez mais relevância devido ao número de afastamentos

16/10/2023

compartilhe

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos anualmente devido à depressão e à ansiedade, custando à economia global um trilhão de dólares.

De acordo com o INSS, em 2022, mais de 200 mil pessoas foram afastadas do trabalho por transtornos mentais e comportamentais no Brasil. No Paraná, o número chegou a 10 mil. É por isso que, atuar de maneira preventiva, com o rastreamento de riscos, é tão urgente. 

Para apoiar as indústrias da região dos Campos Gerais, o Sesi Paraná e a Casa da Indústria promovem o workshop Saúde Mental - Cuidar da Mente É Cuidar da Vida nas Organizações, com o coordenador de saúde e médico do trabalho da instituição, Guilherme Murta. O evento, que acontecerá no próximo dia 17, terça-feira, às 8h30, será uma oportunidade para conhecer aspectos fundamentais para o desenvolvimento de ambientes de trabalho saudáveis.

Os presentes também serão apresentados ao novo Programa Sesi de Saúde Mental. Baseado nas diretrizes da OMS e OIT, orienta as ações das organizações quando o assunto é saúde mental no trabalho.

O objetivo é apoiar as indústrias paranaenses para que reduzam o absenteísmo e presenteísmo, consequentemente aumentando a produtividade, e promovam ambientes cada vez mais favoráveis ao fortalecimento e a manutenção da saúde mental de seus colaboradores. Guilherme enfatiza que o tema saúde mental ainda é muito estigmatizado e a forma de mudar isso, é a informação. “Com um programa desses dentro das empresas, a mudança ocorrerá de dentro das indústrias para a sociedade, ocorrendo grande impacto social”, finaliza. 

Serviço:

Workshop Saúde Mental - Cuidar da Mente É Cuidar da Vida nas Organizações 17/10/2023, às 8h30

Local: Casa da Indústria de Ponta Grossa - Rua Francisco Ribas, 58 - Centro

Inscrições gratuitas aqui.

NOTÍCIAS