Sesi de Cascavel promove palestra gratuita sobre saúde mental nas empresas

Tema ganha cada vez mais relevância devido ao número de afastamentos, que muitas vezes podem ser evitados por meio da prevenção

05/10/2023

compartilhe

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos anualmente devido à depressão e à ansiedade, custando à economia global um trilhão de dólares.

De acordo com o INSS, em 2022, mais de 200 mil pessoas foram afastadas do trabalho por transtornos mentais e comportamentais no Brasil. No Paraná, o número chegou a 10 mil. É por isso que, atuar de maneira preventiva, com o rastreamento de riscos, é tão urgente. 

Para apoiar as indústrias da região Oeste, o Sesi Paraná promove a palestra Saúde Mental nas Empresas, com o coordenador de saúde e médico do trabalho da instituição, Guilherme Murta. O evento, que acontecerá no próximo dia 9, segunda-feira, às 9 horas no auditório do Sesi em Cascavel, será uma oportunidade para conhecer aspectos fundamentais para o desenvolvimento de ambientes de trabalho saudáveis.

Os presentes também serão apresentados ao novo Programa Sesi de Saúde Mental. Baseado nas diretrizes da OMS e OIT, orienta as ações das organizações quando o assunto é saúde mental no trabalho.

O Programa de Saúde Mental do Sesi Paraná é dividido em três eixos:

1 – Prevenção: mapeamento dos fatores de riscos psicossociais da empresa por meio de questionário respondido pelos colaboradores com a avaliação de oito áreas.

2- Promoção e proteção: capacitação de gestores e oferta de palestras.

3- Suporte – encaminhamento terapêutico.

O objetivo é apoiar as indústrias paranaenses para que reduzam o absenteísmo e presenteísmo, consequentemente aumentando a produtividade, e promovam ambientes cada vez mais favoráveis ao fortalecimento e a manutenção da saúde mental de seus colaboradores. Guilherme enfatiza que o tema saúde mental ainda é muito estigmatizado e a forma de mudar isso, é a informação. “Com um programa desses dentro das empresas, a mudança ocorrerá de dentro das indústrias para a sociedade, ocorrendo grande impacto social”, finaliza. 

Serviço:

Palestra Saúde Mental nas Empresas

Dia 09/10/2023, às 9 horas

Local: Auditório do Sesi de Cascavel – Rua Heitor Stockler de França, 161. Maria Luiza.

Inscrições gratuitas aqui.

NOTÍCIAS