Semana da Saúde: Como cuidar da saúde dos colaboradores

O Sesi tem dicas infalíveis para apoiar e fortalecer as indústrias e melhorar a vida das pessoas

25/04/2023

compartilhe

“A saúde dos colaboradores afeta diretamente a produtividade e desempenho no trabalho, trazendo impactos significativos nos resultados da empresa. Além disso, colaboradores saudáveis tendem a faltar menos ao trabalho e a ter um menor índice de turnover, o que reduz custos, aumenta a estabilidade da equipe, melhora o engajamento e consequentemente traz um ganho na competividade para o mercado de trabalho.”

A afirmação é da enfermeira do trabalho do Sesi Paraná, Aline Gomides. Ela ressalta que os benefícios vão muito além dos financeiros, pois estão também ligados às questões éticas e socialmente responsável. “As empresas têm a responsabilidade de criar um ambiente de trabalho seguro e saudável para seus colaboradores, promovendo a prevenção de doenças e a promoção do bem-estar físico e mental.”

Por fim, a preocupação com a saúde dos colaboradores também deve ser vista como uma estratégia de valorização e retenção de talentos, já que profissionais que valorizam um ambiente saudável e equilibrado tendem a escolher empresas que se preocupam com essa questão.

Mas, afinal, como fazer isso?

PASSO 1

Realizar um diagnóstico na empresa para conhecer o perfil epidemiológico da população. Para isso, será necessário identificar onde estão as maiores contas médicas. Comece aplicando um questionário de saúde para mapear o perfil epidemiológico E não esqueça que nesse processo é necessário conseguir o precisa do engajamento de todos. Para isso, torne-os parte do processo, entendendo a importância do movimento e propondo ações que gostariam que tivesse na empresa.

No questionário, não deixe se perguntar sobre:

  • Como se alimentam;
  • Praticas atividades físicas;
  • Níveis de estressados;
  • Grupos de risco.

PASSO 2

Analise os dados coletados e cruze as informações encontradas com utilização do plano de saúde e programas de saúde ocupacional já existentes.

PASSO 3

Classifique por ordem de prioridade os achados e monte um cronograma para o plano de ação, de acordo com cada tema. Neste item, tome cuidado e não queria resolver tudo ao mesmo tempo, vá por etapas.

PASSO 4

Desenvolva as ações e/ou programas de saúde, com foco no perfil do seu público, como:

  • Programas de saúde e bem-estar como, ginástica laboral, yoga, meditação, orientação nutricional, campanhas de vacinação, academia, corridas, gamificações.
  • Ofereça de planos de saúde e telesaúde para cuidar da saúde dos colaboradores e garantir que eles tenham acesso a tratamentos médicos quando necessário.
  • Campanhas de conscientização sobre temas relevantes para a saúde dos colaboradores, como a importância da vacinação, prevenção de doenças ocupacionais e práticas saudáveis de alimentação e sono.

PASSO 5

Engaje as lideranças para que as ações tenham sucesso e invista na comunicação.

PASSO 6

Realize a gestão em saúde e acompanhe de perto os indicadores e engajamento dos colaboradores. Se necessário, faça novas ações ou mude ou processo.

E lembre-se, o Sesi Paraná tem soluções integradas em Segurança e Saúde, capazes de alavancar sua empresa. 

NOTÍCIAS