Saúde da mulher

É preciso encontrar tempo para cuidar do próprio bem-estar

12/04/2021 - Atualizado em 13/04/2021

compartilhe

Por Ana Paula Leitoles Remer, Nutricionista e Analista de Segurança e Saúde do Sesi no Paraná

Ultimamente tem-se ouvido muito sobre o autocuidado. Segundo o dicionário, é o “conjunto de ações ou procedimentos de cada indivíduo destinado à manutenção da vida, da saúde e do bem-estar.” Ou “cuidado consigo mesmo, atenção às próprias necessidades corporais, mentais e psicológicas.” No dia 08 de março, quando comemora-se o Dia Internacional da Mulher, trazemos aqui algumas dicas para elas, que muitas vezes colocarem o bem-estar dos outros acima do seu.

  • Realizar o acompanhamento periódico com profissionais da saúde em cada fase da vida com visitas anuais ao ginecologista para realização de exames de rotina.
  • Fazer o autoexame de mama todos os meses, sete dias após o início da menstruação – quem já está na menopausa deve escolher um dia fixo do mês.
  • Ter boas noites de sono: cada pessoa tem uma necessidade, mas de modo geral, um adulto necessita, no mínimo, entre 7 e 8 horas de sono por noite.
  • Cuidar da saúde mental: o acúmulo de funções deixa as mulheres mais suscetíveis a transtornos como depressão, ansiedade e estresse. É preciso encontrar uma válvula de escape, como:  
    • Um trabalho manual que possa realizar no final do dia.
    • Aprender a respirar para controlar a ansiedade com atividades como yoga, meditação e mindfulness - há vídeos de profissionais sérios no YouTube, sem custo nenhum.
    • Dedicar tempo ao lazer, seja em família, seja sozinha: lendo um livro, vendo um filme ou série, fazendo um passeio, praticando um esporte, estudando, namorando, cozinhando.
    • E porque não iniciar uma terapia? Se livrar de amarras e buscar o autoconhecimento.
  • Praticar regularmente de exercícios físicos: a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu que adultos, entre 18 e 64 anos, necessitam de pelo menos 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada durante a semana. Mantendo a regularidade de, no mínimo três vezes por semana.
  • Manter uma alimentação saudável: nos dias de tensão pré-menstrual (TPM), que traz consigo inchaço, dores de cabeça, irritação e falta de ânimo, além daquela vontade louca por doces, opte por chocolate com 70% de cacau, aveia e cereais integrais, banana, frutas e legumes alaranjados ou vermelhos (como tomate, melancia, morango, mamão, abóbora, cenoura), hortaliças verde-escuras (como brócolis, espinafre, couve), oleaginosas (como nozes, amêndoas, castanhas, sementes de abóbora e girassol), azeite de oliva, abacate, peixes ricos em ômega 3 (salmão, atum, sardinha). E alimentos ricos em cálcio (gergelim, sardinha, leite e derivados). O inchaço pode ser evitado com a ingestão de aproximadamente dois litros de água diariamente, além de evitar o excesso de sal, açúcar, gordura, frituras, café e bebidas alcoólicas.

NOTÍCIAS