Para exames ocupacionais em dia

Eles garantem a integridade dos colaboradores e a produtividade das empresas

21/09/2023

compartilhe

A saúde ocupacional é uma obrigatoriedade das empresas. Trata-se de um ramo da medicina que atua na prevenção de doenças que possam acontecer no ambiente de trabalho, de suma importância tanto para o trabalhador, quanto para empresa.

Para o primeiro, vai garantir sua integridade física e mental para que possa exercer sua função profissional, mas também viver bem sua vida familiar e social plenamente. Já para a segunda, significa redução no absenteísmo e turnover, possivelmente no aumento da produtividade, já que os colaboradores tendem a se engajar mais ao verem a preocupação das empresas, melhorar a imagem institucional da instituição, além de evitar gastos desnecessários.

Para manter a saúde ocupacional dos colaboradores em dia, há uma série de exames e consultas necessárias e obrigatórias:

:: Exames de Auxílio Diagnóstico: auxiliam na identificação e monitoramento de doenças visando à promoção e manutenção da saúde, que obedecem aos prazos e periodicidades propostas pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), emitindo ao final de cada consulta um Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) para cada trabalhador. Acuidade visual e audiometria estão entre eles.

:: Avaliação Psicossocial: exames complementares e aptidões para trabalhos específicos, que subsidia o médico do trabalho para o fechamento do ASO quanto à aptidão para o trabalho.

:: Consultas Clínicas Ocupacionais e com Especialistas: monitoram a saúde ocupacional dos trabalhadores, de acordo com os prazos e periodicidades propostas pelo PCMSO. Exemplos são as consultas admissionais e periódicas.

Tudo isso deve fazer parte do dia a dia das empresas e uma grande vantagem, é poder realizar os exames, avaliações e consultas no próprio endereço, com segurança e agilidade por meio das unidades móveis do Sesi Paraná, verdadeiras clínicas sobre rodas.

Trinta unidades de saúde ocupacional totalmente digitalizadas estão disponíveis para as indústrias paranaenses totalmente digitalizadas, que chegam a qualquer município do estado. “Em 2023 as unidades móveis serão responsáveis por conseguirmos chegar a mais pessoas, expandido nossos serviços a todas as regiões do Paraná”, afirma Dalton Toffoli, gerente de Segurança e Saúde do Sesi Paraná.

Quer saber como levar uma Unidade Móvel de Saúde para a sua empresa? Procure a unidade Sesi mais próxima ou ligue para 0800 648 0088.

NOTÍCIAS