Outubro Rosa

Mês chama a atenção para a importância da prevenção ao câncer de mama

04/10/2022 - Atualizado em 21/10/2022

compartilhe

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que só em 2022 mais de 66 mil mulheres serão afetadas pela pelo câncer de mama no Brasil. Esse tipo de câncer, que é o segundo mais comum entre as mulheres, é o que mais causa mortes. Resultado da multiplicação desordenada de células anormais da mama, quando diagnosticados precocemente, têm bom prognóstico, aumentando em até 95% as chances de cura.

Você conhece os sintomas?  

Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. Como a maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres, é importante saber reconhecer as alterações suspeitas para, nestes casos, procurar um médico. 

Sinais de alerta*: 

• Caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor – esta é a principal manifestação dadoença, presente em mais de 90% dos casos. 

• Alterações no bico do peito (mamilo). 

• Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço. 

• Saída espontânea de líquido de um dos mamilos. 

• Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja. 

*Fonte: Ministério da Saúde, Instituto Nacional de Câncer.  

Cuide-se + 


Você sabia que as indústrias paranaenses podem realizar exames preventivos em seus e suas colaboradores dentro da própria empresa, sem deslocamento? É por meio do Programa Sesi Cuide-se + de prevenção do câncer. 

Unidades móveis totalmente equipadas vão até as indústrias para realizar mamografias, além do preventivo do colo do útero, PSA e de pele. Procure a unidade mais próxima para saber mais.  

 

NOTÍCIAS