Janeiro branco: cinco motivos para cuidar da saúde mental

De acordo com lei federal sancionada no ano passado, a campanha Janeiro Branco, de conscientização sobre a saúde mental, é oficial em todo o país

04/01/2024 - Atualizado em 18/01/2024

compartilhe

Desde 2022 a Síndrome de Burnout, a síndrome do esgotamento profissional, é caracterizada como doença ocupacional. Em novembro de 2023 o Ministério da Saúde divulgou a atualização da lista de doenças relacionadas ao trabalho e a ansiedade e a depressão também entraram nela.

No mesmo mês, o Ministério da Saúde sancionou a lei 14.556/23, que torna a campanha Janeiro Branco, de conscientização sobre a saúde mental, oficial em todo o país já a partir de 2024. O tema é tão relevante porque o Brasil é o país que lidera o ranking de ansiedade e depressão na América Latina, com quase 19 milhões de pessoas acometidas com as doenças, que, ainda, são a terceira maior causa de afastamentos do trabalho – a Organização Mundial do Trabalho (OMS) estima que 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos anualmente devido à depressão e à ansiedade, com custo à economia global de quase US$ 1 trilhão.

Quando há um olhar voltado para a segurança e saúde do colaborador, o ambiente laboral, pode atuar como promotor e protetor da saúde mental, prevenindo o adoecimento e seus impactos (como turnover, afastamentos, acidentes, absenteísmo, entre outros). “Um ambiente de trabalho mais saudável e seguro certamente tem reflexos na melhoria de clima organizacional e as suas consequências serão benéficas”, afirma Guilherme Murta, médico do trabalho e coordenador de saúde do Sesi Paraná.

Confira, a seguir, motivos apontados pelo médico para cuidar da saúde mental nas empresas:

  1.  Aumento da produtividade.
  2.  Queda da taxa de absenteísmo – atrasos ou falta ao trabalho.
  3.  Diminuição dos riscos de acidentes de trabalho e, consequentemente, de afastamentos pelo INSS.
  4.  Melhora do clima organizacional com um todo, garantindo maior engajamento dos colaboradores.
  5.  Diminuição do turnover (rotatividade de colaboradores).

Por onde começar

Em setembro de 2022 – mês da campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio –, a OMS publicou o relatório Diretrizes Sobre Saúde Mental no Trabalho. No mesmo mês, junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT), publicou diretrizes para orientar as ações das organizações em saúde mental no trabalho. Trata-se de estratégias práticas para que empresas tenham direcionadores de como atuar.

Alinhado com essas diretrizes, o Sesi Paraná, provedor de soluções integradas de Segurança e Saúde do trabalho para as indústrias paranaenses, lançou o Programa de Saúde Mental, que tem como objetivo fortalecer o tema de saúde mental na cultura organizacional e oferecer opções terapêuticas aos colaboradores. Dessa forma, contribui para o aumento da produtividade, manutenção da saúde e desenvolvimento de ambientes mais seguros psicologicamente.

São desenvolvidas ações em três eixos:

1: Ambiente de Trabalho: ação de Mapeamento dos Riscos Psicossociais da empresa, por meio de um questionário respondido pelos colaboradores com a avaliação de oito dimensões.

2: Conhecimentos e Habilidades: ações de Capacitação para lideranças e colaboradores em temáticas relevantes de saúde mental.

3: Cuidado: ação de suporte terapêutico para colaboradores que precisam de acompanhamento especializado.

 

Para saber mais, procure o Sesi mais próximo ou acesse aqui.

 

NOTÍCIAS