Dia Pan-americano da Saúde

Data, celebrada em 02 de dezembro, é voltada à prevenção e educação para a saúde e qualidade de vida

02/12/2021

compartilhe

Por Juliana Brandão M. Amorim*

As doenças crônicas não transmissíveis são atualmente as principais causas de mortalidade. O processo de transição demográfica, a urbanização dos grandes centros, o crescimento econômico e, principalmente, os aspectos nutricionais são fatores que contribuíram para o aumento gradativo do desenvolvimento de doenças que apresentam periodicidade constante e que causam sintomas e efeitos adversos na saúde da população.

Doenças como o Diabetes Mellitus, doenças respiratórias crônicas, doenças do aparelho circulatório e neoplasias malignas são algumas afecções crônicas que ocorrem em indivíduos a partir de 30 anos com histórico principalmente de uso do tabaco, consumo nocivo de álcool, alimentação irregular e atividade física insuficiente.

Inúmeras doenças contagiosas e perigosas podem ser evitadas com a manutenção de uma boa higiene pessoal. Algumas enfermidades, como hepatite, gripe, otite, micose, conjuntivite e problemas intestinais, entre outras, estão diretamente relacionadas à má limpeza e conservação do nosso corpo.

Cuidar de si mesmo com asseio, então, é o passo inicial para prevenir incômodos e ter uma saúde melhor. Portanto, sempre lave as mãos, mantenha as unhas aparadas e não leve as mãos à boca, ao nariz ou aos olhos.

Não se esqueça de também manter os seus pertences e os ambientes que você frequenta higienizados. Assim, limpe e desinfete a casa com frequência, lave a roupa de cama e as toalhas semanalmente e dê uma atenção especial à cozinha e ao banheiro.

Medidas de prevenção:

1. Cuidados com a higiene

2. Prática de exercícios físicos

3. Manter uma alimentação saudável

4. Dormir bem

5. Fazer exames de rotina regularmente

6. Tomar as vacinas corretamente

7. Manter o corpo hidratado

8. Dar atenção aos fatores psicológicos e emocionais

 

*Juliana é Fisioterapeuta Osteopata, Especialista em Saúde Hospitalar e Assessora do Sesi no Paraná

NOTÍCIAS