Como conscientizar os colaboradores sobre a importância de cuidar da saúde?

Estimular bons hábitos e apresentar os impactos positivos são algumas das ações que podem ser realizadas.

28/12/2023

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Promover um estilo de vida saudável no ambiente de trabalho é imprescindível para garantir a conscientização dos colaboradores em relação ao bem-estar no âmbito profissional. 

De acordo com a carta de Ottawa, promoção da saúde, “é o nome dado ao processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo”. Considerando o documento, a médica Camila Ota Hisayasu Shingo, do Sesi Paraná, menciona as condições e os recursos fundamentais para atingirmos o propósito desse conceito. Confira abaixo:

  •  Paz;

  •  Habitação;

  •  Educação;

  •  Alimentação;

  •  Renda;

  •  Ecossistema estável;

  •  Recursos sustentáveis;

  •  Justiça social;

  •  Equidade.

Neste contexto, fica claro que a promoção da saúde não é só responsabilidade do setor saúde, e sim de uma integração entre os diversos setores do governo municipal, estadual e federal. Ou seja, é necessário políticas e ações que ajudem a melhorar as condições de vida das pessoas.

No entanto, segundo a profissional, o estímulo ao desenvolvimento de hábitos saudáveis também pode ser feito por meio da divulgação de informações e da educação para a saúde em espaços coletivos. Com isso, é possível ajudar as pessoas a estarem preparadas para as diversas fases da vida quando o assunto está relacionado à saúde. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, os determinantes sociais da saúde são as condições em que as pessoas nascem, vivem, trabalham e envelhecem.  “Sabendo que toda a população trabalhadora formal é impactada diretamente pelo ambiente e políticas de saúde, podemos dimensionar a enorme importância desta abordagem dentro das empresas”, afirma.


Conscientização na prática 


Para a profissional, as companhias precisam, primeiro, identificar, compreender e dimensionar os processos que mantêm situações depreciativas da saúde dos trabalhadores . “Assim, é possível  atuar favorecendo a sua superação. Isso pode ser alcançado exercitando os princípios da promoção da saúde na prática cotidiana, na formulação de projetos e programas estruturados”, conta.


Ações para promover saúde aos colaboradores:


  • Ambiente organizado e agradável 

  • Eventos coletivos

  • Palestras e rodas de conversas

  • Condição de trabalho

  • Atendimento primário à saúde 

  • Suporte psicológico

  • Ergonomia

  • Medição dos indicadores base de saúde

  • Levantamento do perfil dos colaboradores


Palestras, workshops e campanhas são fundamentais para conscientizar os colaboradores sobre a importância do cuidado com a saúde. Portanto, estimular bons hábitos e apresentar os impactos positivos que isso traz em diferentes aspectos da vida pode fazer toda diferença, ajudando, inclusive, na melhora da produtividade, no clima organizacional, na prevenção de doenças ocupacionais, na redução de gastos ligados a afastamentos e até no aumento do engajamento dos colaboradores.

Como o Sesi pode ajudar? 

O Sesi Paraná oferece diferentes serviços de promoção à saúde para apoiar empresas e empregados, direcionando ações no sentido de melhorar a saúde do trabalhador e a saúde corporativa da empresa. Entre alguns dos serviços ofertados estão: Programa de Saúde e Segurança no Trabalho, Gestão do PCA, Gestão de Absenteísmo e Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).

Para saber mais, clique aqui e procure o Sesi mais próximo.

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