Chegou o novembro azul!

Campanha chama atenção para a importância da prevenção na saúde do homem

04/11/2022

compartilhe

Você sabia que a cada 38 minutos um homem morre devido ao câncer de próstata no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca)? O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve tumores malignos.

A fim de conscientizar toda a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce deste tipo de câncer, neste mês, internacionalmente, acontece a campanha Novembro Azul. O início foi na Austrália em 2003 e, ao longo dos anos, outros países foram aderindo à causa, que culmina com o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro.

Conheça os sintomas:

• dor óssea;

• dor ao urinar;

• vontade de urinar com frequência;

• presença de sangue na urina e/ou no sêmen

É importante ressaltar, no entanto, que o câncer de próstata é silencioso, não apresenta sintomas na fase inicial. Isto quer dizer que, no geral, quando começam a aparecer, a doença já está em fase avançada. Por isso, é tão fundamental que os exames preventivos sejam realizados. Homens negros, quem tem casos na família ou ainda é obeso precisa redobrar a atenção, já que a incidência é maior nos três casos.

Para quem é o exame

Homens a partir dos 50 anos, ou 45 anos com fatores de risco, devem realizar o exame de toque retal, assim como o de sangue PSA (antígeno prostático específico). No caso de diagnóstico positivo, o médico encaminhará para o melhor tratamento, analisando cada caso.

O Sesi Paraná, com o objetivo de cuidar da saúde do trabalhador da indústria, por meio do programa Cuide-se + de Prevenção do Câncer, oferta medidas preventivas do câncer de próstata. Seja por meio da conscientização, seja pela realização do PSA.

Mediante agendamento prévio, uma unidade móvel do Cuide-se + vai até a indústria para realizar os exames, evitando assim que os colaboradores deixem de se cuidar ou que precisem percorrer longas distâncias para fazer o preventivo.

Para saber mais, acesse sesipr.com.br/cuidemais.

NOTÍCIAS