As vantagens da telemedicina

Facilidade de acesso e agilidade estão entre as principais delas

14/12/2023

compartilhe

A telemedicina foi regulamentada no Brasil pelo Conselho Federal de Medicina em 2022 pela resolução nº 2.314. Mas, você sabe por que aderir?

Guilherme Murta, médico do trabalho e coordenador de saúde do Sesi Paraná, afirma que a principal vantagem tem relação à facilidade de acesso.

O paciente consegue uma avaliação médica, incluindo de especialistas, independentemente de onde mora”, diz. “Também reduz tempo e custos financeiros por não ser necessário deslocamento, além da exposição a agentes infecciosos ao comparar com salas de espera de pronto atendimento hospitalar, por exemplo.”

Por plataformas de telemedicina é possível também disponibilizar conteúdos ligados a doenças e saúde, elevando o empoderamento de informações quanto à própria saúde. “E há outras modalidades de uso da telemedicina, como o telediagnóstico, que corresponde a emissão de laudo ou parecer de exames, por meio de gráficos, imagens e dados enviados pela internet”, conta.

Para Guilherme, o uso da telemedicina é uma maneira a mais de ter acesso à saúde. Há parâmetros estabelecidos para qualidade, segurança e utilização dentro da ética médica tornando-se benefício aos envolvidos. Valeu ainda mencionar que o médico que atende por telemedicina tem autonomia de decidir se indica a avaliação presencial sempre que entender necessário, em benefício ao paciente.

O Sesi Paraná disponibiliza um aplicativo, via Cartão Sesi Viva Mais, que dispõe de agendamento para realização de teleconsultas com médicos, psicólogos e nutricionistas. Em exames complementares, o Sesi utiliza do telediagnóstico como forma de agilizar o processo entre envio de exames e recebimento de laudos médicos.

Procure o Sesi mais próximo e saiba mais!

NOTÍCIAS