A alimentação dos colaboradores é assunto das empresas?

Hábitos saudáveis influenciam diretamente na saúde e na produtividade

11/12/2023

compartilhe

Os trabalhadores que não se alimentam bem podem ter a sua saúde comprometida. A curto prazo, podem apresentar, por exemplo, dores e desconfortos gastrointestinais, dor de cabeça, indisposição, imunidade reduzida, entre outros. Em médio e longo prazo, podem desenvolver doenças crônicas, como obesidade, hipertensão e diabetes.

A afirmação é de Deisi Paloschi Rose, nutricionista do Sesi Paraná.

É por isso que a empresa que se preocupa com a alimentação de seus colaboradores está investindo na sua saúde e bem-estar, o que impacta na produtividade, em menos custos com saúde, menos faltas ao trabalho e trabalhadores mais engajados.

“A obesidade é um dos mais graves problemas de saúde que temos para enfrentar, segundo a Organização Mundial de Saúde”, alerta Deisi. “Atualmente, 1 em cada 7 pessoas tem obesidade no mundo e esta condição compromete a saúde dessas pessoas. Até 2035, 1 em cada 4 adultos conviverá com a obesidade no mundo, o que equivale a quase 2 bilhões de pessoas”, completa.

Ainda de acordo com o Mapa da Saúde dos Trabalhadores da Indústria atendidos pelo Sesi Viva+, a prevalência de excesso de peso é de 58,2%, maior entre os homens (59,8%) comparativamente às mulheres (54,8%), diferença ainda mais expressiva quando analisado o sobrepeso: 39,0% entre homens e 33,7% entre mulheres. Já a prevalência de obesidade ficou mais próxima entre os sexos: 20,8% entre homens e 21,1% entre mulheres.

“Estima-se que 41% da população brasileira adulta conviverá com a obesidade em 2035. O impacto econômico da obesidade será ao redor de 3% do PIB mundial”, alerta.

Mas, como influenciar a mudança de hábito? 

O ambiente laboral é composto por pessoas com diferentes culturas e hábitos. Se um colega começa a cuidar da alimentação, ele pode influenciar os seus colegas. O contrário também pode acontecer, quando alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar, como o refrigerante, biscoitos recheados e salgadinhos, entram na rotina de consumo no ambiente de trabalho.

O que percebemos no acompanhamento que fazemos nas nossas empresas clientes, é que o grupo que está participando das consultas com o nutricionista tem, muitas vezes, uma influência positiva sobre os colegas, incentivando e sendo exemplo do consumo de mais frutas e vegetais, boas fontes de proteínas e fibras, menos frituras e ultraprocessados, maior consumo de água e também de outros hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas”, conta Deisi. “Tudo isso leva a melhor controle do peso corporal, mais disposição para o trabalho, melhora do sono e da função intestinal a até redução de uso de medicamentos.”

Ela enfatiza que o nutricionista é o profissional que tem conhecimento para indicar as melhores escolhas alimentares e promover o autocuidado. Sendo assim, ter um programa de nutrição dentro da empresa é uma excelente estratégia para influenciar positivamente os hábitos alimentares dos trabalhadores, pois ele vai conhecer o ambiente laboral, levar em consideração a rotina de trabalho, o poder aquisitivo e o que é oferecido pela empresa em termos de alimentação. “O apoio das lideranças é fundamental para o sucesso na mudança de hábitos”, diz.

Por uma alimentação mais saudável

O programa de Alimentação Saudável do Sesi traz um conjunto de ações de nutrição que estimulam práticas alimentares mais saudáveis, contribuindo para a promoção da saúde do trabalhador da indústria.

Ele é customizável, porém, a maior parte dos atendimentos ocorre um atendimento clínico-nutricional individualizado com nutricionista. A ênfase é nos colaboradores com risco de DCNT ou com doença já instalada, ou outros trabalhadores indicados pela empresa. O atendimento inclui completa avaliação nutricional, educação alimentar, receitas e elaboração de cardápio personalizado. O acompanhamento é durante 6 meses, in company, sendo a 1ª consulta de 1 hora e cinco reconsultas de 30 minutos.

Há também palestras educativas e oficinas vivenciais, com vários temas para atender às necessidades dos trabalhadores. Em 2023, mais de 1500 trabalhadores no Paraná estão sendo acompanhados neste programa.

Para saber mais, procure o Sesi mais próximo.

NOTÍCIAS