Dia Nacional da Imunização

Desde que iniciou a campanha de vacinação contra a gripe, o Sesi Paraná aplicou cerca de 2 milhões de doses

09/06/2022

compartilhe

Nove de junho é o Dia Nacional da Imunização. A data tem como objetivo chamar a atenção para a importância das vacinas, tanto para os indivíduos, como para a saúde coletiva. Se por um lado, o Brasil é exemplo com o Programa Nacional de Imunização (PNI), que ano que vem faz 50 anos, sendo, inclusive, pioneiro na inclusão de algumas vacinas no calendário, por outro, faz-se necessária uma nova conscientização.

De acordo com o Instituto Butantan, a cobertura vacinal vem caindo no Brasil nos últimos dez anos. A consequência disso pode ser mortal, principalmente para a população infantil, mais vulnerável a doenças que já estavam erradicadas no país, como sarampo e poliomielite.

Manter a vacinação em dia, mesmo na fase adulta, é um dos métodos mais assertivos para evitar doenças e infecções, além de ser a única maneira de garantir que as doenças já erradicadas não voltem. Ao entrarem no organismo, as vacinas fazem com o que o sistema imunológico reaja e produza os anticorpos necessários à defesa contra os agentes.

E a gripe?

Ainda estamos no outono e o vírus da influenza já está à solta. Por isso, as campanhas de vacinação contra a gripe já começaram, a fim de reduzir a transmissão da doença antes dos períodos mais frios do ano.

Desde 2010 o Sesi Paraná, oferta às indústrias a campanha de vacinação contra a gripe com atendimento in company, com as equipes do Sesi indo até as empresas, mediante agendamento prévio, para aplicação das doses nos trabalhadores. Neste ano, 2.060 locais serão atendidos, e quase 150 mil trabalhadores da indústria receberão doses trivalentes ou tetravalentes da vacina.

Somente no primeiro trimestre de 2022, o Ministério da Saúde registrou mais de 10 mil casos de influenza, número equivalente a mais da metade de todos os casos registrados em 2021. Como são contabilizados somente os casos confirmados por exames laboratoriais, o melhor caminho para evitar o adoecimento da população é a cobertura vacinal.

Um levantamento feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que 90% das empresas precisaram afastar trabalhadores por contaminação ou suspeita de contaminação por gripe ou covid-19. Para este ano, a expectativa é que as campanhas de vacinação in company ajudem a melhorar os índices.

“Estamos vivendo um momento ímpar, no qual o apoio à saúde coletiva dos trabalhadores por meio da imunização oferecida pelo Sesi representa também um suporte à saúde das empresas”, afirma a médica do trabalho do Sesi Paraná, Camila Ota.

Conheça outras ações preventivas em sesipr.com.br/segurancaesaude

NOTÍCIAS