A importância de olhar para a saúde mental dos colaboradores 

O cuidado está diretamente ligado à competitividade das empresas .

28/12/2022

compartilhe

Em janeiro de 2022 a Síndrome de Burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, foi reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como fenômeno ocupacional. Desde 1º de janeiro deste ano, está oficialmente na Classificação Internacional de Doenças (CID-11).

Esse é apenas um dos indícios da importância do olhar à saúde mental dos colaboradores. As empresas precisarão cada vez mais oferecer condições melhores e mais atrativas de trabalho para atrair e reter talentos. Ter diagnósticos organizacionais em dia, como pesquisas de clima, será importante, pois não é possível tratar o que não se conhece. Possibilitar que gestores e colaboradores tenham canais de comunicação sempre abertos também é fundamental. 

“É de extrema importância a construção de um ambiente de trabalho organizado, com processos claros, comunicação assertiva e empática, reconhecimento e valorização das pessoas, lideranças humanizadas e constantemente capacitadas para liderar, acolher, encaminhar e monitorar as pessoas que apresentam algum adoecimento mental”, afirma Kátia Ferreira, consultora do Sesi Paraná, instituição que oferta ações relacionadas à saúde mental para apoiar as indústrias. “Todas essas ações auxiliam na prevenção. Por outro lado, quando a empresa não faz gestão adequada destes fatores pode tornar seu ambiente de trabalho gerador de insatisfação, reduzir a produtividade e levar as pessoas ao adoecimento”, completa. 

Confira a reportagem da rede Massa, na qual a indústria Mãos Coloridas fala sobre a importância desse olhar.  

NOTÍCIAS