Setembro amarelo

Mês chama a atenção para a valorização da vida com foco em saúde mental

02/09/2022 - Atualizado em 09/09/2022

compartilhe

Todos os anos, o foco se volta para a saúde mental em setembro. O mês amarelo chama a atenção para a necessidade da prevenção do suicídio desde 1994, com a criação da Fundação Yellow Ribbon, nos Estados Unidos. No entanto, nos últimos anos, com a pandemia e crise mundial, o alarme soa ainda mais alto.

Segundo dados do DataSUS, mortes por lesão autoprovocada aumentaram 35% de 2011 a 2020. Entre os estados com maiores casos nesse intervalo de tempo estão São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, respectivamente.

Ainda, os casos de depressão têm aumentado no Brasil. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, aponta que mais de 10% das pessoas com mais de 18 anos receberam o diagnóstico de depressão, o que representa 16,3 milhões de brasileiros. Segundo a OMS, cerca de 19 milhões de brasileiros sofrem com transtorno de ansiedade.

Neste contexto, o setembro amarelo estabelece-se como um importante mês de conscientização e prevenção para apoiar indivíduos quando o assunto é saúde mental.

Há alguns anos, o Sesi Paraná, em parceria com a consultoria Great Place to Work (GPTW), premia as indústrias paranaenses com as melhores práticas em segurança, saúde e bem-estar, incluindo aí o cuidado com a saúde mental dos colaboradores. Na primeira fase, as indústrias interessadas convidam seus funcionários a participarem da pesquisa de clima Great Place to Work. As que atingem nota igual ou superior a sete, podem passar para a segunda etapa, quando respondem ao Sesi questões sobre segurança e saúde.

Os dados levantados na edição de 2021 trouxeram pontos relevantes sobre o clima organizacional dessas organizações. Entre eles, 85% das participantes da segunda etapa relataram que seus colaboradores puderam contar com alguma assistência da empresa, relacionada à saúde mental durante a pandemia da Covid-19.

As inscrições para a edição deste ano já estão abertas. Clique aqui.

 

NOTÍCIAS