Como praticar o tão falado autocuidado?

A preocupação com o próprio corpo e mente são o primeiro passo para a boa saúde

04/04/2021 - Atualizado em 18/02/2021

compartilhe

Por: Eduardo Weigang de Campos e Gerson Tulio Menezes

O conceito de autocuidado foi desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e contempla uma atitude ativa e responsável de cada individuo diante da própria saúde, 24 horas por dia, sete dias por semana, por meio de hábitos saudáveis.

O autocuidado inspira a atenção com o corpo, sendo a melhor forma de prevenir doenças. Para atingir o objetivo, atitudes simples podem ser tomadas, e o verão, com seus dias ensolarados, está aí para ajudar a colocar tudo em prática. Confira 5 dicas para começar:

Conheça o seu corpo

Preste atenção aos sinais do seu corpo e, caso perceba qualquer alteração, procure um médico. Atenção: autocuidado não é sinônimo de autodiagnóstico ou automedicação. É de fundamental importância consultar-se com um profissional da saúde adequado ao notar qualquer mudança no corpo.

Adote hábitos de vida saudáveis

Independentemente do seu histórico familiar, sua predisposição a uma doença também será muito influenciada pelo seu estilo de vida. Assuma o controle de sua saúde e ajude a diminuir o risco de doenças futuras:

  • Não fume;
  • Desfrute de uma exposição solar saudável;
  • Mantenha um peso saudável;
  • Pratique atividade física regularmente;
  • Alimente-se de forma saudável; ‟coma comida de verdade” – descasque mais e desembale menos;
  • Limite seu consumo de bebidas alcoólicas;
  • Controle sua agenda da saúde e faça exames preventivos regularmente.

Tenha bons sonhos

O sono  também é um forte aliado do bem-estar. Durante as cerca 8 horas diárias de repouso, o organismo realiza funções importantíssimas, com consequências diretas à saúde, como o fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios (hormônio do crescimento, insulina e outros), consolidação da memória, além do relaxamento e descanso da musculatura.

Cuidado com o álcool

Um relatório feito pela OMS concluiu que a bebida aumenta o risco de desenvolver depressão, ansiedade, cirrose hepática e pancreatite e potencializa as chances de suicídio, acidentes e envolvimento em situações violentas.

O alto consumo enfraquece o sistema imunológico e está associado a doenças como pneumonia e tuberculose. A bebida também incentiva um comportamento sexual arriscado, aumentando as chances de se contrair doenças sexualmente transmissíveis. Beber durante a gravidez pode prejudicar o feto.

Exercite-se regularmente

Não utilize o distanciamento social como desculpa para o sedentarismo – seres humanos somos ”craques” em dar desculpas. Muitas atividades podem ser feitas em casa mesmo, utilizando elásticos, cordas, sacos plásticos, garrafas pets, entre outros. Sem contar as atividades nas quais podemos utilizar o peso do próprio corpo, como os polichinelo, salto, abdominal, flexão de braço e caminhada, que não exigem equipamento algum.

Lembrem-se que os exercícios são uma ótima alternativa contra a obesidade, hipertensão e diabetes — fatores de risco para a covid-19. Também ajudam a reduzir a ansiedade e melhorar o humor. Sendo assim, fazer exercícios é uma forma de cuidar tanto da saúde física, quanto mental.

Busque a orientação de um profissional de Educação Física e tenha uma rotina na prática de atividades físicas. Mantenha o corpo sempre em movimento e, com certeza, estará praticando o autocuidado.

>> 100 ideias de autocuidado para você fazer hoje mesmo

 

NOTÍCIAS