Semana da enfermagem vem aí

Período vem para celebrar um profissional tão importante não só para a área de SST, mas para toda a sociedade

11/05/2023

compartilhe

A Semana da Enfermagem é comemorada em todo o país no período de 12 a 20 de maio, período definido entre o dia do enfermeiro (12), e o dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20).

De acordo com Aline Gomides da Silva, enfermeira do trabalho do Sesi Paraná, o papel do profissional na indústria “é baseado em conceitos e referenciais postulados na prevenção, promoção, proteção à saúde dos trabalhadores, familiares e comunidade no meio em que está inserido, bem como no controle dos agravos e riscos à saúde provenientes da atividade laboral”.

As atividades são diversas e podem variar de acordo com o ramo da indústria. No entanto, entre as principais atribuições estão:

1. Trabalhar de forma integrada entre as equipes de SST e demais áreas das empresas, como o RH e líderes das áreas.

2. Atuar na gestão de SST por meio dos indicadores de saúde e propor ações/programas de saúde com foco no perfil epidemiológico encontrado, com o objetivo de promover saúde e bem-estar aos colaboradores.

3. Garantir que as ações previstas no PCMSO sejam cumpridas.

4. Atuar na conformidade legal da empresa.

5. Realizar atendimentos assistenciais aos colaboradores.

6. Monitorar a sinistralidade dos convênios médicos.

7. Trabalhar pela saúde mental dos colaboradores

8. Atuar por meio da telesaúde, que veio para facilitar o acesso e ajudar as equipes de saúde/organizações a levar saúde aos familiares dos colaboradores, que em várias empresas é o maior custo de sinistro nos convênios médicos.

9. Liderar equipes, retendo talentos e ouvindo cada um para propor melhorias, capacitá-los, dar feedback, traçar metas em conjunto e direcioná-los nas atividades que precisam ser realizadas.

“Nesta semana tão especial para nós, gostaria de parabenizar todos os enfermeiros que, independente da especialidade ou do ramo da atuação, são os profissionais que fazem a diferença por onde passam”, deseja Aline. “Seja o enfermeiro que você gostaria de ter se fosse o paciente/colaborador!”

NOTÍCIAS