Segurança é com ela

Dia Internacional da Mulher: Cintia Costa, Instrutora Técnica, conta sobre o dia a dia de sua profissão

08/03/2024

compartilhe

“A segurança do trabalho despertou minha curiosidade para compreender como as atividades de diversas profissões são executadas e como é possível contribuir para tornar lugares mais seguros e saudáveis”, conta Cintia Pereira da Costa sobre o que a atraiu na profissão de Técnica de Segurança do Trabalho.

Os motivos que a seduziram no começo só se ampliaram ao longo do tempo. Para ela, a oportunidade de mostrar que a segurança do trabalho não se limita apenas ao ambiente profissional, mas em qualquer contexto, seja doméstico ou de lazer, é verdadeiramente gratificante. “Desempenhar um papel na prevenção de acidentes e na promoção do bem-estar dos trabalhadores, onde quer que estejam, é uma das partes mais recompensadoras da segurança do trabalho. Isso me permite impactar positivamente a vida das pessoas em diversos aspectos do seu dia a dia”, afirma.

Entre as dificuldades da área, ela cita a de precisar estar sempre atualizada sobre uma variedade de temas, que abrangem desde o funcionamento de uma CIPA até a operação de equipamentos como empilhadeiras, por exemplo. “É importante mencionar a desconfiança que, no início de algumas turmas, preciso enfrentar da melhor maneira, pois ainda há aqueles que não acreditam que mulheres possam realizar tarefas mais operacionais nessa área.”

Cintia começou a trabalhar no Sistema Fiep há cinco anos. Primeiro, como Técnica de Ensino na área de Segurança do Trabalho do Senai, para aos poucos passar a ministrar os cursos das Normas Regulamentadoras (NRs) do Sesi. “Como em toda área, existem pontos positivos e negativos. No entanto, o lado positivo é que estamos quebrando barreiras e buscando mostrar que há espaço para todos na área, independentemente do gênero”, finaliza.

NOTÍCIAS