Por que programas de saúde e bem-estar são investimentos e não custos?

Produtividade, engajamento e retenção de talentos são apenas alguns dos motivos. Venha conhecer os outros

13/11/2023

compartilhe

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. É por isso que, quando se fala em no tema, é preciso pensar em ações de prevenção e promoção da saúde que tratem o trabalhador de forma integral. Para isso, é importante conhecer o seu perfil, estilo de vida e os hábitos.

De acordo com a Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho, para cada 1 Euro investido em SST, o retorno é de 2,2 Euros. Além de resultados quantitativos, observa-se ganhos em resultados qualitativos que contribuem para retenção de talentos e a melhora do clima organizacional.

O número cada vez maior de desafios na vida profissional e pessoal, mostra que é preciso fortalecer os recursos individuais de cada um”, afirma Kélin Gerusa Peters Franco, do Sesi Paraná. “Sem dúvida é o passo mais assertivo que a empresa pode dar para ter como retorno engajamento e produtividade, pois a efetividade das ações em promoção e cuidado com a saúde e segurança potencializam-se com a participação ativa, tanto por parte da empresa quanto dos colaboradores”, diz.

Tudo isso, pode ser alcançado por meio de ações que:

1. Motivem um bom relacionamento interpessoal;

2. Estimulem comportamentos preventivos em segurança do trabalho;

3. Incentivem a prática regular de atividades físicas;

4. Revelem a importância de manter alimentação saudável;

5. Realizem a manutenção geral da capacidade funcional;

6. Fomentem o autocuidado na prevenção do aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis;

7. Ajudem na gestão do estresse e das emoções como aliados à saúde mental.

 

De maneira geral até mesmo ações consideradas simples podem trazer resultados satisfatórios, por meio da vivência, da informação clara e assertiva, com o envolvimento e participação do colaborador e das pessoas com quem ele convive, dentro e fora do ambiente de trabalho”, pontua Kélin.

 

Mas, quais os riscos de não investir?

1. Intensificação dos índices de afastamentos do ambiente laboral (absenteísmo);

2. Aumento do presenteísmo, que reduz capacidade produtiva e aumenta o risco de acidentes de trabalho;

3. Risco de não identificar e tratar casos e assuntos que impactam negativamente na produtividade, causando alto custo e baixa produtividade.

 

“Apoiar as empresas de forma estratégica, sobre como a população que envelhece e vive cada vez mais pode manter-se longeva e produtiva também é muito importante” afirma. E é isso o que os programas preventivos do Sesi faz. Procure a unidade mais próxima e saiba mais.

NOTÍCIAS