Impactos do uso de álcool e outras drogas no ambiente de trabalho

Em 12 anos, mais de 400 mil brasileiros se afastaram do emprego por causa do álcool e outras drogas

04/04/2021 - Atualizado em 19/02/2020

compartilhe

O Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, 20 de fevereiro, reforça a importância de debater o tema, já que quase 5 milhões de brasileiros apresentam critérios para dependência de algum tipo de droga, conforme levantamento coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Dados do “Relatório do Status Global da OMS sobre Álcool e Saúde de 2018” demonstram um quadro abrangente do consumo mundial de álcool, substância que mata mais de 3 milhões de pessoas a cada ano. Entre as mortes relativas a este consumo, 28% são resultantes de lesões, como as causadas por acidentes de trânsito, autolesão e violência interpessoal; 21% são devido a distúrbios digestivos; 19% a doenças cardiovasculares e o restante por doenças infecciosas, câncer, transtornos mentais e outras condições de saúde.

Quanto aos impactos negativos do uso abusivo de álcool para o ambiente de trabalho, estatísticas da OIT (Organização Internacional do Trabalho) colocam o Brasil entre os cinco primeiros países do mundo em número de acidentes no trabalho, o que significa cerca de 500 mil acidentes por ano, sendo que quatro mil deles resultam em mortes. Nos últimos 12 anos (2006 a 2017), 447.900 brasileiros se afastaram do emprego por causa do álcool e outras drogas, segundo o Ministério da Previdência. Em 2017, os afastamentos decorrentes do uso de álcool e outras drogas representaram 1,41% do total.

Ao pensarmos na relação entre o uso de drogas e o trabalho não há como generalizar o tipo de substâncias utilizadas e as consequências aos trabalhadores. No entanto, são muitos os estudos que apontam alterações cognitivas importantes associadas ao consumo frequente e intenso, sendo mais comuns os problemas de memória, aprendizagem, abstração, resolução de problemas, resposta psicomotora, além de déficits nas funções executivas (inibição do comportamento) e na memória de trabalho.

Prevenção

Os dados evidenciam a relevância do investimento na prevenção do uso de álcool e outras drogas no ambiente de trabalho, para diminuir o impacto negativo na saúde do trabalhador, na produtividade e no ambiente onde ele exerce suas atividades. 

Para promover ações educativas e hábitos saudáveis, empresas e trabalhadores contam com o eixo de Prevenção ao uso de Álcool e outras Drogas do Programa Sesi Cuide-se +. Além de divulgar informações, o programa realiza intervenções participativas, elaboração de política sobre o tema, capacitação de líderes, bem como preparação de um comitê para atuar na promoção da saúde no ambiente de trabalho.

NOTÍCIAS