Empresas exemplares

Ser reconhecida pelas boas práticas é estratégico para a longevidade e sustentabilidade dos negócios

29/09/2023

compartilhe

Como seria um ambiente de trabalho ideal para você? Um lugar onde possa exercer sua autonomia, receber remuneração adequada e em dia, com certa flexibilidade e bons benefícios? Tudo isso é muito importante. Mas, para uma empresa realmente ser um bom lugar para trabalhar, o cuidado com o bem-estar e saúde mental dos colaboradores são fundamentais.

Investir em programas de desenvolvimento profissional e pessoal, adotar políticas de inclusão e diversidade, proporcionar benefícios atrativos, valorizar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal e manter uma comunicação transparente são exemplos de práticas bem-sucedidas das que são bons lugares para trabalhar de acordo com a consultoria GPTW.

É o caso da Electrolux, que levou o primeiro lugar da edição 2022 do Troféu Sesi de Melhores Práticas em Segurança, Saúde e Bem-estar 2023, na categoria Grandes Empresas. “Só conseguimos proporcionar um ambiente de trabalho adequado aos nossos profissionais com o apoio deles”, afirma Veríssimo Lopes, gerente de Sustentabilidade da organização. “Eles são fundamentais para todo nosso processo produtivo e, acima de tudo, para o nosso processo de cuidado com as pessoas. Se tivermos a consciência de escutá-los, vamos trazê-los para dentro do processo de tomada de decisão e alcançar sempre os melhores resultados”, completa.

Entre as inúmeras práticas da empresa, estão os programas Viva Melhor, de apoio psicológico e orientações jurídica, financeira e social para trabalhadores e familiares; de Melhoria Ergonômica, com avaliações e adequações preventivas, além de treinamentos, ginástica laboral, fisioterapia e orientação postural; de Ideias e Fórum de Segurança, no qual todos podem apresentar soluções voltadas à Segurança com implementação e premiação da  melhor; e no Dia Global da Segurança, os colaboradores-destaque em segurança são reconhecidos e premiados. 

A mais recente e quarta edição do Troféu teve 95 indústrias paranaenses elegíveis. Das 67 que aceitaram o desafio, 58 foram certificadas. “Esse prêmio é um símbolo de reconhecimento da importância de investir no capital humano e as empresas premiadas são verdadeiros exemplos de como uma cultura organizacional sólida e voltada para as pessoas pode gerar resultados extraordinários”, afirma Robson Gravena, gerente executivo de Segurança e Saúde do Sesi Paraná.

Para ele, saber como os colaboradores se sentem em relação à governança é fundamental para trilhar caminhos que levem à competitividade e à produtividade das organizações. “O Troféu Sesi de Melhores Práticas em Segurança, Saúde e Bem-estar é uma chancela que atrai talentos e valoriza a marca da empresa, já que as premiadas têm a oportunidade de atrair profissionais altamente qualificados, que buscam um ambiente de trabalho saudável e estimulante para o desenvolvimento de suas carreiras”, analisa.

Edição 2024

As inscrições para o Troféu Sesi de Melhores Práticas em Segurança, Saúde e Bem-estar já estão abertas e com novidades! Confira o cronograma:

Confira o cronograma:

:: 31/12/2023: prazo para inscrições para o questionário do Sesi Paraná pelo site sesipr.com.br/trofeusesi

:: 19/01/2024: data final para responder ao questionário.

:: Fevereiro de 2024: envio do selo para as certificadas e das informações para as cinco colocadas de cada categoria.

:: Março de 2024: visitas técnicas.

:: Abril de 2024: soma das notas e ranking de classificação.

Maio de 2024: evento presencial de premiação.

NOTÍCIAS