A vacinação contra a gripe e o absenteísmo

Ações de saúde preventivas são cruciais para reduzir faltas e afastamentos

03/04/2024

compartilhe

O absenteísmo nada mais é do que a falta ou afastamento do trabalhador do seu posto de trabalho. Ele causa perdas diretas, quando é necessário, por exemplo, contratar uma pessoa para substituir o afastado; e indiretas, quando um funcionário acaba acumulando funções para assumir as atividades do colega, reduzindo, assim, sua produtividade. Há de se colocar na conta, ainda, todo o treinamento para quem chega para substituir.

Por tudo isso, o absenteísmo precisa ser evitado. O que não é difícil com metodologia correta e ações preventivas:

1- Mapeie as causas: é fundamental identificar as razões das faltas e afastamentos dos colaboradores, que podem ser muitas - de problemas de saúde ou até mesmo falta de motivação.

2- Monitore e acompanhe: olhar de perto as tendências ao longo do tempo ajudará a identificar padrões e áreas que exigem intervenção.

3- Comunicação aberta: incentive o diálogo transparente entre colaboradores e lideranças para saber sobre os problemas eminentes.

4- Treine os líderes: os gestores precisam saber como lidar com as faltas, além de identificar os possíveis problemas.

5 - Programas de saúde e bem-estar: ofereça programas capazes de ajudar os colaboradores a estarem com a saúde física e mental em dia para que assim, adoeçam menos e não precisem se afastar do trabalho.

Para esta última dica, nesta época do ano, é importante incluir a vacinação contra a gripe como uma ação para contribuir com a redução do absenteísmo. Afinal, a gripe é uma das principais causas de afastamento do trabalho.

Com o tema Cuidado, Proteção e Fortalecimento, o Sesi Paraná oferta a Campanha de Vacinação Contra a Gripe. Para garantir as doses, basta acessar o portal e realizar a sua adesão. O agendamento do ato vacinal é realizado pela ordem do pedido. Vale lembrar que o Sesi vai até as indústrias na data acordada, garantindo agilidade, segurança e conveniência às empresas e seus colaboradores. É importante ainda ressaltar que uma indústria saudável e protegida é mais resiliente e contribui para o desenvolvimento econômico sustentável.

www.sesipr.org.br/vacinacaogripe

NOTÍCIAS