Escola Sesi de Referência da Indústria 
A Escola Sesi de Referência da Indústria em São José dos Pinhais é uma proposta inovadora, e pioneira no Brasil, que em 2022 passará a integrar a rede de Educação Básica do Sesi no Paraná, composta por mais de 30 unidades entre Colégio Sesi da Indústria e Colégio Sesi Internacional. 

 Ao entrar na Escola Sesi de Referência da Indústria, os alunos mergulham em um mundo educacional com proposta pedagógica inovadora e que conta com uma infraestrutura moderna e tecnológica. A arquitetura dos ambientes estimula e facilita o acesso a recursos e ferramentas de ensino e aprendizado, proporcionando novas experiências e o suporte necessário para a expansão de todo o potencial dos estudantes. 

 O projeto da escola foi desenvolvido para atender o programa sistêmico SISTEMA SESI DE EDUCAÇÃO DE EXCELÊNCIA, direcionando a educação dos jovens às reais necessidades do mundo moderno, em atendimento à indústria, possibilitando o preparo dos estudantes para o exercício da cidadania e o mercado de trabalho. 

 Para isso, a escola conta com uma infraestrutura moderna e tecnológica e com um currículo próprio, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que oferece uma proposta pedagógica baseada no movimento STEAM - Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (em inglês Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics). Uma educação que utiliza as metodologias investigativas de ciências, matemática e engenharia, bem como de artes & design, em sinergia com os processos educativos e tecnologias diferenciadas (robótica, programação, laboratórios portáteis de ciências, plataformas adaptativas de aprendizagem) para formar um aluno crítico, criativo e preparado para atuar nos mais diferentes campos de trabalho existentes e aqueles que ainda virão em um futuro muito próximo. 

Sobre o Sistema Fiep 

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva.