Receba as novidades

Fique por dentro de todas as novidades do Núcleo de Dramaturgia.

Precipício

Peça escrita na turma do Núcleo de Dramaturgia SESI PR de Foz do Iguaçu estréia nos palcos paulistas.

Fosse melhor permanecer na escuridão. Assim, longe, estaria a deformada realidade.”

clique para ampliar clique para ampliarPeça Precipício (Foto: arquivo)

Sinopse

Através da voz de uma personagem afundada em um processo de reconhecimento da própria sanidade, Precipício, texto inédito de Natacha Pastore, é o novo trabalho da Cia Experiencial O Teatro do Excluído, com Direção de Luiz Henrique Dias e elenco formado pelas atrizes de Guarulhos Bárbara Serafim e Simone Carleto e pelo ator Paulistano Rafael Giorgetti. A peça permite ao espectador manusear visualmente a relação entre presenças e ausências, tempo e espaço e acompanhar, ao longo da exposição das palavras, a completa – e bela – fragmentação do real.

A Companhia

Fundada em 2007 em Foz do Iguaçu, Paraná, a Cia Experiencial o Teatro do Excluído traz aos palcos debates sobre o teatro contemporâneo através de textos de alta densidade, apresentados a pequenos públicos. Dentre os trabalhos já encenados estão Guizos, de Luiz Henrique Dias, Como se eu fosse o mundo, de Paulo Zwoliski e Carneiro para o jantar, de Guilherme Cardim. Em 2012, a Cia mudou-se para São Paulo e Precipício, de Natacha Pastore, é a estreia do grupo nos teatros paulistas. Precipício é o quarto texto do Núcleo de Dramaturgia SESI PR encenado pela Companhia, sendo o terceiro inédito.

O Diretor

Luiz Henrique Dias é paranaense. Entrou no teatro em 1997. Atualmente mora em Guarulhos e está à frente da Cia Experiencial o Teatro do Excluído e dá aulas e palestras para Núcleo de Dramaturgia SESI PR/Teatro Guaíra.

clique para ampliar clique para ampliarCena da peça Precipício (Foto: arquivo)

Serviço

Grupo: Cia Experiencial O Teatro do Excluído

Texto: Natacha Pastore

Direção: Luiz Henrique Dias

Elenco: Bárbara Serafim, Rafael Giorgetti e Simone Carleto

Iluminação: Cesar Sinício

Comunicação: Yuri Amaral

Fotografia e Concepção Teórica: Gabriela Keller

Local: Adamastor – Centro – Guarulhos – SP

Datas: 27 de abril a 25 de maio

Horários: 20h, 21h

Duração: 40 min

Apenas 12 lugares

 

Análise da Dramaturgia de Natacha Pastore.

"O que é a loucura? É o que não se pode entender"

* Gabriela Keller

PRECIPÍCIO inaugura significações que invadem o organismo do leitor como as partículas cortantes de poeira que invadem os olhos. As palavras do texto ressoam no corpo, transpondo os sentidos a que nos acostumamos. PRECIPÍCIO é a transfiguração da presença, das sensações. É a transfiguração da existência. A autora dilacera a carne sob a qual se esconde o caos interno e singular, protegido da realidade ordenadamente construída para calar o desconhecido dos sujeitos. Expõe o incompreensível que os habita. A desordem dos sentimentos é invocada pela autora através de palavras que levam os leitores, enquanto receptáculos de significações e percepções outras, a inventar formas de lidar com a alteridade que emerge das entranhas do texto. Natacha Pastore nos convida a nos apaixonarmos pelo eterno retorno ao vazio de não conhecer nem mesmo o próprio desejo e a experienciarmos o abismo de nós mesmos. Submerge as palavras no silêncio das vozes. E o silêncio é a melhor forma de apreender aquilo que não se pode nomear.

* Gabriela Keller é atriz, fotógrafa, estudante de Psicologia e aluna da Turma de Foz do Núcleo de Dramaturgia SESI PR. 

SESI - Serviço Social da Indústria - Direitos Reservados

Curitiba/PR - 0800 648 0088