Receba as novidades

Fique por dentro de todas as novidades do Núcleo de Dramaturgia.

Núcleo é notícia na Gazeta do Povo

Além de divulgar o Ciclo de Teatro Contemporâneo, a Gazeta deu um panorama do projeto. Confirma abaixo a matéria de Helena Carnieri:

A nova dramaturgia

Jovens autores de teatro do Paraná apresentam peças e leituras dramáticas e veem seus textos chegarem ao Novelas Curitibanas, São Paulo e Manaus

clique para ampliar clique para ampliarFractal (Foto: Gelson Bampi)

Os pupilos deram cria. Os jovens paranaenses do Núcleo de Dramaturgia do Sesi/PR, que funciona em parceria com o Teatro Guaíra, realizam sua própria mostra de peças e leituras dramáticas, em cartaz nos próximos dois fins de semana no Sesi Portão.

É a oportunidade de conhecer alguns textos produzidos dentro do curso tocado pelo carioca-paulistano Roberto Alvim, ao lado de Rogério Toscano, que também dá aulas na USP, e neste ano, o pesquisador Ruy Filho.

Um dos trabalhos apresentados, Fractal, com encenações 6 e 7 de julho, põe no palco o trabalho de Patrícia Kamis, com frases aparentemente desconexas que “circulam” por quatro personagens.

A atriz e dramaturga também terá seu texto Atman encenado na temporada 2013-2014 do Teatro Novelas Curitibanas. Outro ex-integrante do núcleo que terá um trabalho entre as prestigiadas encenações experimentais do Novelas é Paulo Zwolinski, com Os Pássaros.

Como é frequente em textos influenciados pelo diretor Roberto Alvim, os personagens são trocados por vozes. Três seres habitam um espaço familiar e observam todo o movimento lá fora. “Escrevo como se fossem epitáfios, como uma resposta que posso dar agora ao universo”, contou o autor à reportagem.

A direção do espetáculo será de Don Correa, mais um artista revelado dentro do núcleo e que agora toca o grupo regional de Londrina (são oito cidades no Paraná, além de Curitiba). “O projeto já dura cinco anos, e nesse período foram escritos quase cem textos”, orgulha-se.

Alguns deles foram publicados no livro Dramáticas do Transumano (Ed. 7 Letras), incluindo Aqui, definido pelo crítico paulistano Luiz Fernando Ramos como “um acontecimento extraordinário na dramaturgia brasileira contemporânea”.

Sua autora, Martina Sohn Fischer, entrou para o núcleo regional de União da Vitória sem qualquer contato prévio com a dramaturgia. “Desde a primeira aula pensei ‘É isso que eu quero’.”

A peça, que ela escreveu de uma sentada, sem um ponto de partida bem definido, leva ao extremo a proposta de Alvim – cujo grupo montou o texto ano passado, em São Paulo – de questionar o que é a humanidade. “Falo da desconstrução de tudo”, conta a agora estudante de Filosofia.

Seu texto A Casa de Invernos também será encenado, em julho, pelo grupo Artrupe, de Manaus.

A próxima mostra de trabalhos do programa do Sesi acontece em dezembro, com encenações do núcleo de direção [com 22 alunos] para textos inéditos dos alunos-dramaturgos [neste ano, são 43].

Fonte: Gazeta do Povo, 2013.

SESI - Serviço Social da Indústria - Direitos Reservados

Curitiba/PR - 0800 648 0088