Receba as novidades

Fique por dentro de todas as novidades do Núcleo de Dramaturgia.

Núcleo de Dramaturgia Sesi PR - Teatro Guaíra forma atores e diretores

No último mês de abril, começaram as aulas da primeira turma do Núcleo de Encenação, oficina que integra a partir desse ano as atividades do Núcleo de Dramaturgia Sesi/PR -
Teatro Guaíra, que irá formar novos diretores e atores para o teatro contemporâneo. Em entrevista para a Agenda Cultural, o dramaturgo e coordenador no Núcleo, Roberto Alvim, conta um pouco mais sobre a importância dessainiciativa para a cidade de Curitiba e para a cena teatral brasileira.

Agenda Cultural: Quais os pontos fortes da entrada de oficinas de encenação teatral nas atividades do Núcleo?

Roberto Alvim: Entramos em uma nova fase, com a expansão das atividades promovidas pelo Núcleo e por meio da entrada do Teatro Guaíra como parceiro do projeto. Com o início das oficinas de encenação temos um grande avanço, pois fechamos um círculo da produção teatral dentro do próprio Núcleo. Até o ano passado, trabalhávamos apenas com a produção de textos e agora temos um mecanismo efetivo de exposição desse material para o público. Isso permite que o Núcleo de Dramaturgia tenha um diálogo com a cidade de Curitiba e com a cena brasileira, já que possibilita que textos aqui produzidos sejam encenados.

AC: Como será a formação desses novos diretores e atores?

RA: Será uma formação de médio prazo, pois é preciso que se crie um pensamento contemporâneo nesses alunos, a exemplo do que já acontece dentro das oficinas de textos para dramaturgia. A ideia é termos profissionais que estejam aptos para dialogar com esses textos contemporâne-os, propondo uma encenação e aborda-gem equivalente.

AC: O que o público pode esperar do Núcleo de Encenação?

RA: Ainda neste ano vamos promover eventos no Teatro Guaíra com leituras encenadas, já com textos do próprio Núcleo. Será um momento de encontro com o público curitibano, que poderá participar gratuitamente dos eventos. Já a partir do próximo ano, o objetivo é que sejam realizadas encenações completas, também abertas ao público. É dessa forma que expandiremos o nosso alcance.

SESI - Serviço Social da Indústria - Direitos Reservados

Curitiba/PR - 0800 648 0088