Receba as novidades

Fique por dentro de todas as novidades do Núcleo de Dramaturgia.

Luis Melo

Ator convidado para Bate-papo da Mostra
clique para ampliar>clique
            para ampliarLuis Melo, ator (Foto: Fausto Roim)

Luis Melo - Formado pelo Curso Permanente da Fundação Teatro Guaíra em 1979, trabalhou em Curitiba como ator e professor de teatro até 1985, tendo tido a oportunidade de ser dirigido por alguns dos mais importantes diretores do teatro paranaense no Teatro de Comédia do Paraná.

Em 1985 foi para São Paulo, onde integrou o Grupo Macunaíma e o Centro de Pesquisa Teatrais- CPT por mais de dez anos, sendo dirigido por Antunes Filho. De 2001 a 2008 juntamente com Nena Inoue e Fernando Marés criou o ACT – Ateliê de Criação Teatral, espaço voltado à formação e experimentação nas artes cênicas em sua cidade natal, Curitiba. Em 2011 dedicou-se ao seu primeiro trabalho de teatro gestual, ao lado da Cia. Franco-brasileira Dos à Deux, sendo dirigido por Artur Ribeiro e André Curti no espetáculo “Ausência”.

Atualmente dedica-se a construção de um espaço para residências artísticas na cidade de São Luiz do Purunã, interior do Paraná, este o Campo das Artes.

Seus principais trabalhos foram:

  • Cinema:Terra Estrangeira (Walter Salles e Daniella Thomas); Jenipapo (Monique Gardenberg); Doces Poderes (Lucia Murat); Por Trás do Pano (Luis Villaça); Olga (Jaime Monjardin); Cafundó (Paulo Betti); Chico Xavier (Daniel Filho); O Auto da Compadecida (Guel Arraes); Caramuru – A Invenção do Brasil (Guel Arraes) 
  • Teatro: A Hora e a Vez de Augusto Matraca (Dir. Antunes Filho); Paraíso Zona Norte (Dir. Antunes Filho); Nova Velha História (Dir. Antunes Filho); Trono de Sangue (Dir. Antunes Filho); Epopéia de Gilgamesh (Dir. Antunes Filho); Xica da Silva (Dir. Antunes Filho); Macunaíma (Dir. Antunes Filho); Sonata Kreutzer (Dir. Eduardo Wotzik); Salomé (Dir. José Possi Neto); Nijinsky - Divino Bufão (Dir. Rossela Terranova e Claúdia Schapira); Cão coisa e a coisa homem (Dir. Ardebal Freire Filho - Produzido pelo ACT); Daqui a 200 anos (Dir. Marcio Abreu - Produzido pelo ACT); O que eu gostaria de dizer (Dir. Marcio Abreu, projeto foi realizado em parceria com a Cia Brasileira de Teatro); RockAntygona (Dir. Guilherme Leme); e Ausência (Dir. André Curti e Artur Ribeiro, este projeto foi realizado em parceria com a Cia Dos à Deux).
  • Televisão: Cara e Coroa; Pecado Capital; Hilda Furacão; O Cravo e a Rosa; A Muralha; A Casa das Sete Mulheres; Amor Eterno amor; e Amor à Vida.

 Prêmios:

  • Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de melhor ator pela peça “Trono de Sangue”, livre adaptação de Macbeth (William Shakespeare), direção de Antunes Filho.
  • Prêmio Qualidade Brasil - SP como ator em TV pela minissérie A Casa das Sete Mulheres.
  • Prêmio de Melhor Ator (categoria Curta-Metragem no festival Guarnicê de Cinema, São Luis do Maranhão) com o filme “Desterro” (Eduardo Paredes).
  • Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) como ator em TV pela novela Cara e Coroa.
  • Prêmio “Revista Contigo” como revelação em TV pela novela Cara e Coroa.
  • Prêmio Mambembe, Shell, APCA e Molière pela peça “Sonata Kreutzer” (Leon Tolstoi), direção de Eduardo Wotzik.
  • Prêmio APCA/2005 como melhor ator teatral pela peça “Daqui a 200 Anos”.

SESI - Serviço Social da Indústria - Direitos Reservados

Curitiba/PR - 0800 648 0088