Receba as novidades

Fique por dentro de todas as novidades do Núcleo de Dramaturgia.

Espetáculo Meteoros estreiou em Itajaí/SC

Dirigido e escrito pelo dramaturgo Max Reinert, o espetáculo aconteceu dia 18 agosto no Teatro Municipal de Itajaí, sendo que dia 19, o Dramaturgo Roberto Alvim palestrou sobre dramaturgia contemporânea.
clique para ampliar clique para ampliarCena da Peça Meteoro (Foto: Promoção)

Dois corpos luminosos e fugazes cruzam o palco. No seu trajeto são portadores de um único ofício: matar/morrer. Essa foi a premissa do espetáculo da Téspis Cia de Teatro, chamado "Meteoros".

 Mais uma vez a companhia de Itajaí propõe-se a explorar, através do seu novo trabalho, uma pesquisa aprofundada baseada em conceitos, visões e provocações do teatro contemporâneo. Dirigida por Max Reinert, que também assina a dramaturgia e a iluminação da peça, Meteoros expõe os conflitos vividos por dois atores em cena. Uma mulher que interpreta uma atriz à beira da constatação do que seria real ou ficcional no ato de realizar o seu último papel e um homem psicologicamente perturbado com os seus desejos.

Utilizando-se de metalinguagens o diretor aposta em inovações dramatúrgicas, característica já observada no último espetáculo da companhia, "Pequeno Inventário de Impropriedades", cuja direção é de Denise da Luz. "Existe uma nova dramaturgia sendo construída no país que não se apoia mais numa visão aristotélica do texto. São textos (e consequentemente encenações) que apostam na fragmentação do discurso, na abertura de lacunas para serem preenchidas pelo público, na simultaneidade de histórias, na construção de signos polissêmicos. A utilização do texto dramatúrgico como uma provocação para ser dividida com o público, uma experiência compartilhada e não imposta", explica Reinert.

clique para ampliar clique para ampliarCena da Peça Meteoro (Foto: Promoção)

Outra novidade em Meteoros é a estreia do ator Jônata Gonçalves na companhia. Convidado para participar da Téspis, através de uma seleção que o grupo realizou no mês de maio, o ator atua na cidade de Itajaí há alguns anos e já participou de outros trabalhos com distintas companhias. Jônata divide o palco com a atriz Denise da Luz, uma das fundadoras da Téspis Cia de Teatro, junto de Reinert. A atriz também assina o figurino da peça. Além disso, o espetáculo confirma a parceria com Hedra Rockenbach, responsável pela ambientação sonora do espetáculo. Hedra também norteia os trabalhos de som do Cena11 - grupo de dança catarinense de grande reconhecimento nacional e internacional.

 A Téspis Cia. de Teatro já adaptou para os palcos obras já conhecidas, como é o caso da premiada peça "Medéia - outra versão", criada a partir da tragédia grega Medéia, de Eurípedes. Porém, na busca por um trabalho mais autoral e que reflita mais claramente suas buscas e inquietações, a Cia começou a produzir sua própria dramaturgia.  

clique para ampliar clique para ampliarCena do espetáculo (Foto: Promoção)

Seguindo o exemplo de "Pequeno Inventário de Impropriedades", o texto de Meteoros, escrito por Max Reinert, foi produzido e orientado sob o experiente olhar de Roberto Alvim (dramaturgo e diretor da Cia. Club Noir / SP) que ministra a oficina regular do Núcleo de Dramaturgia do SESI Paraná - Teatro Guaíra (da qual Reinert faz parte).

Como uma das contrapartidas ao projeto de criação do espetáculo Meteoros, contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, aTéspis Cia. de Teatro traz Roberto Alvim no dia 19 de agosto (domingo), para realizar uma palestra sobre Dramaturgia Contemporânea.

Alvim, além de nortear as atividades do Núcleo e do seu grupo em São Paulo, lecionou Dramaturgia e História do Teatro em instituições como a Universidade de Córdoba(Argentina), a ELT - Escola Livre de Teatro (SP), a CAL - Casa das Artes de Laranjeiras (RJ), a SP Escola de Teatro e ministra oficinas em diversos Estados do Brasil, a convite do Ministério da Cultura - FUNARTE. Já recebeu diversas indicações para os prêmios mais importantes do teatro brasileiro (incluindo três indicações ao Prêmio SHELL), foi o vencedor do Prêmio BRAVO! Prime 2009 de Melhor Espetáculo Teatral de São Paulo.

O encontro será realizado no Teatro Municipal, às 16h com entrada gratuita e o convite é estendido a todos os atores, diretores, dramaturgos, artistas, escritores e interessados na nova produção teatral brasileira.

 * Este projeto foi patrocinado pelo Porto de Itajaí - Autoridade Portuaria, com benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, através da Prefeitura de Itajaí e Fundação Cultural de Itajaí.


Ficha Técnica:

Direção, dramaturgia, cenário e iluminação: Max Reinert

Atuação: Denise da Luz e Jônata Gonçalves

Ambientação Sonora: Hedra Rockenbach

Figurinos: Denise da Luz

Costuras: Lélia Machado de Melo

Cenotecnia: Fer-Forge

Ilustrações do material gráfico: Silvia Teske

Fotografia: Núbia Abe

Assessoria de Imprensa: Jônata Gonçalves

Produção: Téspis Cia. de Teatro


Contatos:

tespis@tespis.com.br

maxreinert2@gmail.com

mais informações, acesse: www.tespis.com.br


SESI - Serviço Social da Indústria - Direitos Reservados

Curitiba/PR - 0800 648 0088