Receba as novidades

Fique por dentro de todas as novidades do Núcleo de Dramaturgia.

Autor do Núcleo de Dramaturgia é premiado em Festivais Nacionais

O Núcleo de Dramaturgia Sesi Paraná, criado no ano passado para formar novos autores de peças teatrais, já está colhendo frutos. A peça "Pequeno Inventário de Impropriedades", escrita por Max Reinert, durante sua formação pelo Núcleo de Dramaturgia, foi premiada como melhor texto original no Festival de Teatro de Americana e no Festival Nacional de Teatro de Limeira, ambos do interior de São Paulo e realizados em setembro.

Em Limeira, a peça conquistou também prêmios de melhor trilha sonora, iluminação e cenografia, além da indicação para melhor ator. Os festivais, ambos do interior de São Paulo, aconteceram em setembro.

clique para ampliar clique
            para ampliarPequeno Inventário de Impropriedades (Foto: Divulgação Téspis Companhia de Teatro)

"São meus primeiros prêmios como autor e me sinto muito feliz", diz Max Reinert. "É o retorno do meu trabalho desenvolvido no Núcleo de Dramaturgia", afirma Reinert, que é diretor de teatro, mora em Florianópolis e integrou a primeira turma de novos autores formados pelo Núcleo. A peça "Pequeno Inventário de Impropriedades" faz parte da primeira edição da Coletânea de Dramaturgia, lançada pelo Núcleo de Dramaturgia, neste ano.

Pioneiro no Paraná, o Núcleo de Dramaturgia integra a série de projetos desenvolvidos pela coordenação de Cultura do Sesi-PR. O dramaturgo e diretor de teatro Roberto Alvim, um dos mais reconhecidos talentos do País, ministra a oficina regular de formação dos novos autores. "O Núcleo de Dramaturgia é um projeto brilhante", diz Reinert. "A formação dada por Roberto Alvim discute idéias dos novos autores, ajudando a firmar linguagem própria, a descobrir a voz pessoal", diz ele. "O texto desta minha primeira peça é um fruto claro do que o Núcleo de Dramaturgia propõe", afirma.

O texto foi escrito em 2009, dentro das atividades de formação de Reinert como autor de teatro. Montada pela Téspis Companhia de Teatro, pertencente ao autor, e estreou em abril deste ano, em Florianópolis.

Parceria - Inspirado no Núcleo de Dramaturgia Sesi British Council, de São Paulo, o projeto do Sesi-PR tem a parceria do Centro Cultural Teatro Guaira, que disponibiliza um de seus espaços, o Teatro José Maria Santos, para as atividades de formação dos autores. O Núcleo tem também a parceria do Conselho Britânico, que traz a Curitiba os autores e diretores da Grã-Bretanha, em ações que complementam a formação dos autores.


Comentários

- Deixe seu comentário
por Sabrina Lopes - Terça-feira, 26 de Outubro de 2010 - 15:32:19 - Comentar

Esse é nosso! <3


Deixe seu comentário

Site Seu blog ou página pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
2. São um espaço para troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.

 Aceito receber comunicação da Fiep e seus parceiros por e-mail
 

SESI - Serviço Social da Indústria - Direitos Reservados

Curitiba/PR - 0800 648 0088