• SERVIÇOS
  • Consultorias
  • Consultorias em Longevidade e Produtividade

Consultorias em Longevidade e Produtividade

O tempo a favor de todas as gerações.

CONSULTORIA EM GESTÃO PARA A LONGEVIDADE

Objetiva capacitar as lideranças e os profissionais de recursos humanos para atuarem na gestão da longevidade e envelhecimento ativo de seus trabalhadores. O foco está na ampliação da capacidade para o trabalho e manutenção dos índices de produtividade. Além disso, identifica os problemas no ambiente industrial que estejam relacionados às questões de idade e transição demográfica.

COMO FUNCIONA?

Grupos de no máximo 25 líderes e/ou gestores (para pequenas empresas pode ser aplicada via modelo consórcio).

É dividida em 4 etapas:

1. Análise investigativa de maturidade da empresa, que acontece com a gerência de RH e de saúde e segurança do trabalho (4 horas). 

2. Capacitação presencial com vivência com a Casa da Capacidade e aplicação da metodologia world café com as 9 temáticas do envelhecimento com a equipe de líderes e/gestores definida pelo RH (16 horas).

3. Capacitação online equipe de líderes e/gestores definida pelo RH. Utilização do chat inteligente (chatbot) e das pílulas do conhecimento (20 horas). 

4. Devolutiva com o RH dos resultados e construção do plano de ação definido pelas lideranças na capacitação (12 horas).

VANTAGENS PARA A EMPRESA 

  • Sensibilização e informação sobre a temática longevidade e transição demográfica e ampliação do conhecimento sobre o tema.
  • Redução dos afastamentos.
  • Aumento da produtividade, via melhoria da capacidade para o trabalho dos trabalhadores.
  • Redução da rotatividade.

CONSULTORIA VIDA E TRABALHO

Um número cada vez maior de desafios na vida profissional e mudanças na vida pessoal mostram que é preciso fortalecer os recursos individuais de cada um. Com esse objetivo, a consultoria visa desenvolver competências pessoais e profissionais do trabalhador para a longevidade produtiva e a melhoria dos resultados da organização.

COMO FUNCIONA?

A consultoria é baseada na metodologia Towards Sucessful Seniority - FIOH e descreve, em termos gerais, habilidades importantes que cada um pode desenvolver com o objetivo de conquistar a longevidade saudável e produtiva. É oferecida para grupos de até 20 participantes e aborda assuntos relacionados à gestão de carreira e à promoção da saúde, de forma interdisciplinar e interativa, conduzida por dois profissionais que atuam como agentes mediadores do processo.

VANTAGENS PARA A EMPRESA 

  • Sensibilização e informação sobre a temática longevidade e transição demográfica.
  • Desenvolvimento de competências pessoais e profissionais do trabalhador para a longevidade produtiva e a melhoria dos resultados da organização.
  • Autogestão da saúde do trabalhador de forma holística, por maio da identificação de pontos fortes dos participantes, encorajando o aprendizado contínuo e a gestão da carreira.
  • Orientação para a elaboração de Plano de Vida do colaborador para os próximos 5 anos.
  • Redução dos afastamentos.
  • Aumento da produtividade, via melhoria da capacidade para o trabalho dos trabalhadores.
  • Redução da rotatividade.

CONSULTORIA EM GESTÃO DE FATORES PSICOSSOCIAIS

A consultoria em Gestão de Fatores Psicossociais tem como finalidade conhecer os riscos psicossociais para preveni-los ou eliminá-los na origem, por meio de estratégias de gestão. Isto, por meio da implementação de políticas e práticas de gestão dos riscos psicossociais no trabalho e de manutenção da capacidade laboral a eles relacionada

COMO FUNCIONA?

Capacita os gestores, equipe de trabalho e de recursos humanos na temática que envolve a gestão dos riscos psicossociais no trabalho para a longevidade produtiva, avalia a exposição do trabalhador aos riscos psicossociais que impactam na longevidade produtiva, bem como as medidas e as estratégias de gestão adotadas pela empresa que contribuem para prevenção dos riscos psicossociais. Subsidia a construção de planos de ação que potencializem ou incorporem práticas de gestão para a melhoria das condições e da organização do trabalho na empresa, realizando o acompanhamento e desenvolvimento.

VANTAGENS PARA A EMPRESA 

  • Avaliação da exposição dos trabalhadores aos riscos psicossociais.
  • Gestores e equipes capacitadas na temática.
  • Construção de planos de ação que potencializem ou incorporem práticas de gestão para a melhoria das condições e da organização do trabalho na empresa.
  • Estabelecimento de indicadores que possibilitem medir os riscos psicossociais, e consequentemente gerenciá-los.
  • Redução do absenteísmo e presenteísmo.
  • Promoção de ambientes cada vez mais favoráveis ao fortalecimento e a manutenção da saúde mental dos trabalhadores ao longo da sua vida produtiva.

CONSULTORIA EM RELAÇÕES INTERGERACIONAIS 

Visa capacitar os trabalhadores sobre a longevidade no ambiente de trabalho e para o trabalho em equipe com foco no relacionamento intergeracional.

COMO FUNCIONA?

Promove um ambiente para inovação organizacional com valorização e retenção das competências intergeracionais na indústria. Este trabalho é realizado com a execução de quatro módulos, a partir da realização de uma pesquisa para apresentação do perfil demográfico da indústria; com a definição de ações em conjunto com foco em inovação, retenção e valorização das competências intergeracionais.

VANTAGENS PARA A EMPRESA 

  • Sensibilização e informação sobre a temática longevidade e transição demográfica e ampliação do conhecimento sobre o tema.
  • Fortalecimento do relacionamento intergeracional.
  • Retenção de talentos.
  • Melhora do clima organizacional.

CONSULTORIA EM REINVENÇÃO DO TRABALHO 60+

É voltada a pessoas com mais de 50 anos, com dois objetivos principais: apoiá-las para um segundo ciclo de vida e carreira e apoiar as indústrias para oportunidades e desafios relacionados à longevidade e à intergeracionalidade.

COMO FUNCIONA?

O ponto de partida é uma autoavaliação pelos participantes, a partir de sete dimensões: identidade, trabalho, tempo livre, relacionamentos, finanças, saúde, sentido da vida. Essa etapa prepara objetivamente para as demais, onde são tratados temas e atividades como:

1. Mudança e transição, com as possibilidades e limitações do envelhecer humano e a construção de uma nova identidade, com base na identificação dos ativos tangíveis e intangíveis adquiridos ao longo da vida.

2. Construção do propósito para a segunda metade da vida, com a análise das competências de futuro necessárias para seu alcance e o entendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a nova agenda mundial de desenvolvimento.

3. Construção do novo portfólio pessoal.

Nos encontros, os participantes recebem informações sobre as variáveis do envelhecer humano, em especial, sobre as possibilidades que - dependendo de cada um - permitirão "reinaugurar" um novo ciclo de vida produtivo nas organizações, na sociedade e também na vida pessoal.

A vivência expande a compreensão desse potencial para as próprias organizações, que - tendo em vista a rapidez do processo de envelhecimento da população brasileira - poderão considerar esses profissionais no atendimento ao dinamismo e desafios exigidos das empresas para a gestão de seus negócios.

 Está estruturada em:

  • 13 sessões semanais com 4 horas de duração
  • 2 meses de circuito de vivência intergeracional numa indústria 
  • 48 horas de atividades individuais orientadas on-line.

    VANTAGENS PARA A EMPRESA 

    • Informação e entendimento sobre os potenciais de profissionais sêniores, especialmente sobre o que representam para enfrentar os desafios do empreendedor da atualidade.
    • Experiência de trabalho com profissionais sêniores proporcionada pela vivência na indústria.
    • Identificação de conhecimentos essenciais existentes nas equipes de trabalho que não podem ser perdidos, e ações planejadas para tal.
    • Desenvolvimento de novas formas de organização do trabalho, considerando alternativas adequadas às necessidades da empresa e aos interesses dos profissionais.
    • Aumento da produtividade, pelo melhor aproveitamento da capacidade para o trabalho dos profissionais.

    CONSULTORIA EM GESTÃO DA DIVERSIDADE

    Assessora as organizações na implementação e aperfeiçoamento de procedimentos voltados à valorização da diversidade, nos âmbitos da estratégia, gestão e cultura organizacional. Desta forma, promove ambientes mais saudáveis e equilibrados, qualifica o diálogo com stakeholders, amplia a distribuição de oportunidades e o aproveitamento de potenciais, entre outras competências organizacionais.

    COMO FUNCIONA?

    A Consultoria auxilia as organizações nos processos de diagnóstico, sensibilização, capacitação, elaboração de diretrizes, planos de ação e gestão de indicadores, a partir de referências globalmente reconhecidas alinhadas às questões estratégicas da organização. As etapas são customizadas, com a aplicação de metodologias e técnicas adaptadas às demandas, cultura, porte, setor, grau de maturidade e demais características pertinentes.

     A Consultoria aborda pilares da diversidade como Gênero, Orientação Sexual, Raça e Etnia, Pessoas com Deficiência e Longevidade, além de questões específicas importantes para cada empresa.  

    VANTAGENS PARA A EMPRESA 

    • Sensibilização e ampliação do conhecimento para a tratativa da diversidade de forma positiva.
    • Alinhamento às agendas globais e demandas contemporâneas nos campos da responsabilidade social, sustentabilidade e competitividade.
    • Adequação para o atendimento à legislação sobre pessoas com deficiência (PcDs) e demais imperativos jurídicos sobre igualdade e não discriminação.
    • Impactos positivos no clima organizacional, contratação, retenção de talentos, criatividade, inovação, entre outros aspectos relacionais.
    • Melhoria no diálogo e relacionamento com stakeholders.
    • Impactos na produtividade e capacidade para o trabalho dos colaboradores.

    CONSULTORIA EM PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS

    Quando se fala em Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), principalmente obesidade e hipertensão, é preciso levar em conta toda a implicação que esses fatores têm na vida do trabalhador da indústria. De acordo com a Brazil-US Business Council, em 2030, o impacto na produtividade da força de trabalho, que leva em conta absenteísmo, presenteísmo e aposentadoria precoce causados por doenças crônicas, associados ao envelhecimento da população, atingirão perdas de 8,7% do PIB brasileiro. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2013, 45,1% dos entrevistados reconheceram ter pelo menos uma DCNT, sendo a região sul do país a de maior prevalência, com 52,1% dos casos. A hipertensão é a DCNT mais incidente, com 21,4% dos casos.

     A fim de reduzir os gastos com saúde e absenteísmo, o Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, oferta o eixo Prevenção de Doenças Crônicas pelo programa Cuide-se +.

     É uma consultoria interdisciplinar que prevê ações customizadas para estimular os trabalhadores da indústria portadores de DCNT a mudarem seus hábitos em relação a alimentação e atividades físicas, com o propósito de orientá-los para o controle das doenças e de possíveis agravos.

    COMO FUNCIONA?

    O Programa Sesi Cuide-se + eixo Prevenção de Doenças Crônicas tem o objetivo de estimular os trabalhadores da indústria portadores de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) a mudarem seu comportamento em relação à saúde, com o propósito de orientá-los para o controle da doença e de possíveis agravos.

    VANTAGENS PARA A EMPRESA 

    • Apoiar na prevenção do afastamento ao trabalho.
    • Sensibilizar os funcionários das indústrias com hipertensão e obesidade sobre as DCNT e seus fatores de risco.
    • Estimular os trabalhadores da indústria para o autocuidado em saúde, por meio de intervenções interdisciplinares da educação física, nutrição, enfermagem e psicologia.
    • Orientar sobre a importância de hábitos saudáveis para minimizar os efeitos das DCNT na saúde dos trabalhadores, melhorando a sua condição física e mental.
    • Evitar os agravos das DCNT nos trabalhadores a indústria.
    Contato

    Solicite uma proposta

    * Campos obrigatórios

    Fechar [x]Os dados pessoais coletados pelo Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná).
    Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.

    Contato

    Entre em contato com nossos especialistas

    Quer mais informações para escolher a solução perfeita e atender as necessidades da sua empresa? Preencha o formulário e aguarde o contato de nossos especialistas (e-mail, SMS e Whatsapp).