NR11

CURSO DE SEGURANÇA NO TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS

Curso:

CURSO DE SEGURANÇA NA OPERAÇÃO DE SINALEIRO AMARRADOR DE CARGAS (NR 11) - 8HS

Modalidade:

PRESENCIAL

Objetivo:
Capacitar o trabalhador na teoria e na prática a quanto à movimentação de cargas de forma segura e eficiente em todas as tarefas de preparação para a operação, amarração, auxílio na montagem e desmontagem do guindaste, seleção e inspeção de acessórios, verificação de possíveis interferências, isolamento da área e sinalização.
Ementa:
Legislação vigente; Noções de gerenciamento de risco (Análise Preliminar de Risco, Permissão de Trabalho) e situações impeditivas em condições climáticas adversas e/ou iluminação deficiente; Conscientização sobre a importância da sintonia entre Operador x Sinaleiro/Amarrador de cargas; Definição e funcionamento; Montagem, instalação e operação e sinalização amarração de cargas para o içamento (eslingas e acessórios); Sistemas de segurança e bola peso; Cabo do guindaste e cabos de aço; Capacidade em função do quadrante x ângulo; Carga líquida / carga bruta; Centro de gravidade; Classificação dos guindastes; Como inspecionar e amarrar de cargas; Componentes básicos e da carga bruta e comprimento da lança; Comunicação via rádio em frequência exclusiva entre sinaleiro e operador de grua; Conexão terminal e contrapeso e cuidados operacionais básicos; Escolha correta dos materiais de amarração de acordo com as características das cargas; Fatores normatizados e geometria; Medidas e dispositivos de segurança para evitar acidentes; Proteções, portas e distâncias de segurança; Demonstração prática dos perigos e dispositivos de segurança; Estabilidade; Sistemas operacionais e locomoção; Noções sobre estudo da carga em içamento; Moitão e momento de carga; Noções sobre tecnologia dos guindastes móveis: histórico da regulamentação de segurança sobre a máquina utilizada; Descrição e funcionamento; Observância às determinações do plano de cargas e sinalização padrão; Orientação dos trajetos e para o operador da grua/guindaste referente aos movimentos a serem executados; Principais áreas de perigo e causas de acidentes; Raio de operação e redução de capacidade; Resistência estrutural e riscos na operação; Sistemas de medidas e terminologia técnica.

Contato

Se interessou em contratar nossos cursos de NRs? Preencha o formulário que entraremos em contato (e-mail, SMS e Whatsapp).

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.

* Campos obrigatórios