NR11

CURSO DE SEGURANÇA NO TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS

Curso:

CURSO DE SEGURANÇA NA OPERAÇÃO DE PONTE ROLANTE - ATUALIZAÇÃO INTERMEDIÁRIO

Modalidade:

PRESENCIAL

Objetivo:
Atualizar a capacitação do trabalhador na teoria e na prática a operação de ponte rolante, efetuando operações de movimentação, carga e descarga com segurança utilizando ponte rolantes, bem como zelar pelo melhor desempenho e rendimento do equipamento, evitando manutenções corretivas e atendendo o disposto na NR 11 vigente.
Ementa:

Conforme conteúdo da NBR15466:2007:
1) Saúde, segurança, meio ambiente e qualidade: a) riscos e segurança em trabalhos com ponte rolante, pórtico e semipórtico; b) análise preliminar de riscos; c) identificação de atos e condições inseguras; d) identificação e utilização de EPI e EPC; e) primeiros-socorros; f) risco e segurança em trabalhos com eletricidade; g) noções de prevenção e combate a incêndio; h) preservação ambiental; i) noções de sinalização de segurança; j) conceitos gerais de qualidade.

2) Sinalização sugerida de ponte rolante, pórtico e semipórtico (anexo B da NBR15466:2007).

3) Equipamento: a) tipos de equipamento: ponte rolante; pórtico; semipórtico; b) componente básicos: estrutura; carro principal; alimentação elétrica; motores; redutores; acoplamentos; rodas; eixos; c) princípios de funcionamento e limitações: freios; motores; acionamentos; comandos; dispositivos de segurança.

4) Içamento e manuseio de cargas a) operação e manuseio de cargas; b) estocagem de carga.

5) Cabos de aço da ponte rolante, pórtico e semipórtico a) condições de utilização de cabos de aço; b) operação com cabos de aço; c) lubrificação dos cabos de aço.

6) Dispositivos de içamento a) lingas ou dispositivos de amarração: malha; cabos; cintas; correntes; cordas; b) acessórios: manilhas; olhais; ganchos; elos de sustentação; c) equipamento auxiliar de manuseio: eletroímãs; tenazes; barras de cargas; quadros posicionadores; gancho “C”; caçambas. ABNT NBR 15466:2007 6 ©ABNT 2007 - Todos os direitos reservados

7) Eletricidade, mecânica e matemática (conhecimentos básico) a) eletricidade básica: lei de Ohm; conceitos básicos de circuito de corrente contínua e alternada; medidas elétricas; conceitos básicos de aterramento elétrico; b) unidades de medida: ângulo; volume; área; peso; massa; velocidade; c) lubrificação básica; d) centro de gravidade.

Contato

Se interessou em contratar nossos cursos de NRs? Preencha o formulário que entraremos em contato (e-mail, SMS e Whatsapp).

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.

* Campos obrigatórios