NR23

CURSO DE FORMAÇÃO DE BRIGADA DE INCÊNDIO

Curso:

CURSO DE FORMAÇÃO DE BRIGADA DE INCÊNDIO ORGÂNICA (AGRÍCOLA) - RECAPACITAÇÃO (NR 23) - 16hs

Modalidade:

PRESENCIAL

Objetivo:
Atualizar a capacitação dos trabalhadores nas medidas de prevenção e técnicas seguras de combate aos incêndios ambientais, bem como os conhecimentos fundamentais sobre fogo e o processo de combustão e suas formas de propagação. Além da abordagem prevencionista, o participante aprenderá técnicas de combate aos incêndios florestais, com destaque às ferramentas e aos equipamentos utilizados na abertura de aceiros e no combate direto ao fogo, pois o treinamento de recursos humanos e o planejamento prévio das ações, desde a detecção prematura do incêndio, são essenciais para a proteção das pessoas, minimização das perdas materiais e sucesso na operação de extinção do incêndio. Ainda, conceitos de primeiros socorros são abordados no curso, para orientar os participantes sobre o atendimento pré-hospitalar em caso de acidentes.
Ementa:
TEORIA DE COMBATE A INCÊNDIO E PRIMEIROS SOCORROS: Introdução; Aspectos legais; Teoria do fogo; Propagação e dinâmica do fogo; Classes de incêndio; Prevenção de incêndio; Métodos de extinção; Agentes Extintores; Equipamentos de proteção individual (EPI); Equipamentos de combate a incêndio (extintores portáteis e extintores sobre rodas, com carga de água, pó químico seco (PQS) BC e ABC, CO2 e halotrom); Equipamentos de detecção, alarme e de comunicações; Pessoas com mobilidade reduzida; Avaliação inicial; Vias aéreas; Ressuscitação cardiopulmonar (RCP); DEA; Estado de choque; Hemorragias; Fraturas; Ferimentos; Queimaduras; Emergências clínicas; Movimentação, remoção e transporte de vítimas; Riscos específicos da planta.
PRÁTICA DE COMBATE A INCÊNDIO E PRIMEIROS SOCORROS: Classes de incêndio; Métodos de extinção; Agentes extintores; Equipamentos de proteção individual (EPI); Equipamentos de combate a incêndio (extintores portáteis e extintores sobre rodas, com carga de água, pó químico seco (PQS) BC e ABC, CO2 e halotrom); Equipamentos de detecção, alarme e de comunicações; Avaliação inicial; Vias aéreas; Ressuscitação cardiopulmonar (RCP); DEA; Estado de choque; Hemorragias; Fraturas; Ferimentos; Queimaduras; Emergências clínicas; Movimentação, remoção e transporte de vítimas; Riscos específicos da planta.
CONTEÚDOS COMPLEMENTARES: Prevenção de incêndios ambientais/florestais: Eliminação das fontes de fogo e da viabilidade de propagação; Combate aos incêndios ambientais/florestais: EPIs, equipamentos e produtos utilizados no combate, táticas de combate, medidas de segurança nas operações de combate; Conceitos relativos a linha de combate; Prática de campo: Técnicas de combate aos incêndios ambientais/florestais, utilização de ferramentas e equipamentos na condução de queimas controladas e combate aos incêndios; Operações em áreas no combate a incêndios ambientais/florestais: Uso do fogo, queima controlada / prescrita; Prática com caminhão pipa: Operação de comandos, de mangueiras e canhão monitor; Manobras na lavoura; Abastecimento de água e posicionamento de trabalho do caminhão; Primeiros socorros: Ferimentos, fraturas, torção, imobilização, controle cervical, inalação de fumaça, queimaduras, procedimentos em caso de picada por animais peçonhentos.

***ESSE CERTIFICADO ESTÁ EM CONFORMIDADE COM A NPT 17 DO CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DO PARANÁ E COM A NBR 14276:2020***

Contato

Se interessou em contratar nossos cursos de NRs? Preencha o formulário que entraremos em contato (e-mail, SMS e Whatsapp).

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.

* Campos obrigatórios