NR29

CURSO DE COMISSÃO DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO TRABALHO PORTUÁRIO

Curso:

CURSO DE COMISSÃO DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO TRABALHO PORTUÁRIO (CPATP) (NR 29) - 20HS - (8HS TREINAMENTO PRESENCIAL)

Modalidade:

PRESENCIAL

Objetivo:
Capacitar o trabalhador para atuar na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA – auxiliando na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, para preservação da vida e da promoção da saúde em ambientes laboral.
Ementa:
1 - Organização do trabalho e riscos ambientais. 2 - Mapeamento de risco: a) Riscos físicos; b) Riscos químicos; c) Riscos biológicos; d) Riscos ergonômicos; e) Riscos de acidentes. 3 - Introdução à segurança do trabalho: a) Acidentes do trabalho - conceito legal; conceito prevencionista; outros casos considerados como acidentes do trabalho; b) Causas dos acidentes do trabalho; c) Equipamentos portuários sob os aspectos da segurança. 4 - Inspeção de segurança - conceito de importância; objetivos; levantamento das condições ambientais e de trabalho; relatório. 5 - Investigação dos acidentes - procura das causas do acidente; fonte da lesão; fator pessoal de insegurança; natureza da lesão, localização da lesão, levantamento das condições ambientais e de trabalho. 6 - Análise dos acidentes - comunicação do acidente; cadastro de acidentados; levantamento das causas dos acidentes; medidas de segurança a serem adotadas; taxa de frequência; taxa de gravidade e estatística de acidentes. 7 - Campanhas de segurança: SIPATP (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Portuário); CANPAT (Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho); campanhas internas. 8 - Equipamento de Proteção Individual/Coletivo - EPI/EPC - Exigência legal para empresa e empregados; EPI/EPC de uso permanente; EPI/EPC de uso temporário; relação dos EPI/EPC mais usados e as formas de sua utilização. 9 - Princípios de prevenção de incêndios - Normas básicas; procedimentos em caso de incêndio; classe de incêndio e tipos de equipamentos para seu combate, tática e técnicas de combate a incêndios. 10 - Estudo da NR -29 e NR-5 - Organização e funcionamento da CPATP, preenchimento do Anexo I da NR 29. 11 - Reuniões da CPATP - Organização e finalidade; forma de atuação dos representantes; reuniões ordinária e extraordinária; realização prática de uma reunião da CPATP. 12 - Primeiros socorros - material necessário para emergência; tipos de emergências; como prestar primeiros socorros. 13 - Análise de riscos e impactos ambientais. 14 - Noções básicas sobre produtos perigosos.

Contato

Se interessou em contratar nossos cursos de NRs? Preencha o formulário que entraremos em contato (e-mail, SMS e Whatsapp).

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.

* Campos obrigatórios