NR10

CURSO BÁSICO DE SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE

Curso:

CURSO COMPLEMENTAR DE SEGURANÇA NO SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA (SEP) E EM SUAS PROXIMIDADES - RECICLAGEM (NR 10) - 8HS

Modalidade:

PRESENCIAL

Objetivo:
Atualizar a capacitação do trabalhador para implementação das medidas de controle estabelecidas na NR 10, para o cumprimento das condições mínimas exigíveis para garantir a segurança dos empregados que trabalham em instalações elétricas de alta tensão ou pertencentes ao Sistema Elétrico de Potência (SEP), oferecendo uma visão sistêmica dos riscos e medidas preventivas, de modo a minimizar acidentes e doenças ocupacionais.

Ementa:
1) Sistemas Elétricos de Potência e seus Riscos
a) Organização do Sistema Elétrico de Potência – SEP; b) Condições impeditivas para serviços; c) Riscos típicos no SEP e sua prevenção: proximidade e contatos com partes energizadas; indução; descargas atmosféricas; estática; campos elétricos e magnéticos; comunicação e identificação; e trabalhos em altura, máquinas e equipamentos especiais; d) Técnicas de análise de Risco no SEP; e) Acidentes típicos – Análise, discussão, medidas de proteção.
2) Medidas de Controle
a) Sistemas de proteção coletiva; b) Equipamentos de proteção individual; c) Posturas e vestuários de trabalho; d) Sinalização e isolamento de áreas de trabalho.
3) Trabalho Sob Tensão
a) Técnicas de trabalho sob tensão: em linha viva; ao potencial; em áreas internas; trabalho a distância; trabalhos noturnos; e ambientes subterrâneos; b) Aspectos comportamentais;
4) Organização do Trabalho
a) Organização do trabalho: programação e planejamento dos serviços; trabalho em equipe; prontuário e cadastro das instalações; métodos de trabalho; comunicação; b) Procedimentos de trabalho – análise e discussão; c) Equipamentos e ferramentas de trabalho (escolha, uso, conservação, verificação, ensaios); d) Segurança com veículos e transporte de pessoas, materiais e equipamentos; e) Liberação de instalação para serviço e para operação e uso; f) Responsabilidades.
5) Noções de Resgate
a) Primeiros socorros: regras universais de primeiros socorros; avaliação inicial da vítima; avaliação dos sinais vitais; parada cardiorrespiratória; queimaduras; hemorragias; ferimentos; fraturas; emergências clínicas; prática; b) Resgate: posicionamento da vítima em maca; treinamento em técnicas de remoção, atendimento, transporte de acidentados; técnicas de ancoragem; prática.

Contato

Se interessou em contratar nossos cursos de NRs? Preencha o formulário que entraremos em contato (e-mail, SMS e Whatsapp).

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.

* Campos obrigatórios