NR10

CURSO BÁSICO DE SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE

Curso:

CURSO BÁSICO DE SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE (NR 10) - 40HS

Modalidade:

PRESENCIAL

Objetivo:
Capacitar os trabalhadores para implementação das medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde em instalações elétricas e serviços com eletricidade (fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas).

Ementa:
1) Normas e Legislação - 4h
a) Normas Técnicas Brasileiras – NBR da Associação Brasileira de Normas Técnicas: NBR-5410;NBR 14039 e outras; b) Regulamentações do MTE; NR's: c) Conceito básico; d) Aplicabilidade; e) NR-10 (Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade); f) Qualificação; habilitação; capacitação e autorização: níveis de atuação, responsabilidades, autorizações e periodicidade de treinamento; g) Responsabilidades: documentação, treinamento, perante sistema legal, entidade de classe.
2) Riscos Elétricos - 20h
a) Introdução à segurança com eletricidade: histórico do setor elétrico, organizações voltadas a prevenção de acidentes - Riscos em instalações e serviços com eletricidade: o choque elétrico, mecanismos e efeitos; arcos elétricos; queimaduras e queda; campos eletromagnéticos; b) Técnicas de Análise de Risco: Análise Preliminar de Riscos e Análise Preliminar de Perigos; c) Medidas de Controle do Risco Elétrico: desenergização; aterramento funcional (TN / TT / IT); de proteção; temporário; equipotencialização; seccionamento automático da alimentação; dispositivos a corrente de fuga; extra baixa tensão; barreiras e invólucros; bloqueios e impedimentos; obstáculos e anteparos; isolamento das partes vivas; isolação dupla ou reforçada; colocação fora de alcance; separação elétrica; d) Equipamentos de proteção coletiva Equipamentos de proteção individual; e) Rotinas de trabalho: procedimentos; instalações desenergizadas; liberação para serviços; sinalização; inspeções de áreas, serviços, ferramental e equipamento; f) Documentação de instalações elétricas; g) Riscos adicionais: altura; ambientes confinados; áreas classificadas; umidade; condições atmosféricas; h) Acidentes de origem elétrica: causas diretas e indiretas; discussão de casos.
3) Prevenção e Combate a Incêndios - 8h
a) Noções básicas: triângulo e quadrilátero do fogo, classe de incêndio; b) Medidas preventivas: inspeção dos agentes extintores, armazenamento de materiais e das instalações; c) Noções de manutenção de instalações elétricas, dispositivo de proteção e segurança, portas corta-fogo, detectores de calor e fumaça; d) Métodos de extinção: abafamento, resfriamento, remoção, quebra da cadeia química do fogo; e) Prática: extinção de fogo em queimador de GLP com uso de extintores de CO2.
4) Primeiros Socorros - 8h
a) Regras universais de primeiros socorros; b) Avaliação inicial da vítima; c) Avaliação dos sinais vitais; d) Parada cardiorrespiratória; e) Obstrução de vias aéreas por corpo estranho; f) Queimaduras; g) Hemorragias; h) Ferimentos; i) Fraturas; j) Emergências clínicas; k) Técnicas para remoção e transporte de acidentados; m) Práticas.

Contato

Se interessou em contratar nossos cursos de NRs? Preencha o formulário que entraremos em contato (e-mail, SMS e Whatsapp).

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.

* Campos obrigatórios