Setembro Amarelo! Conectado com cada palavra
Publicado em 22/09/2020
Sesi oferece acolhimento aos trabalhadores, atuando de forma preventiva e incentivando a busca de ajuda

Canal
      de Apoio à Saúde Mental SesiValorizar a vida é o que possibilita estarmos conectados com cada palavra, com cada ação, com cada pensamento e realmente mostrar ao outro que nos importamos. Esse reconhecimento da importância do outro pode ser demonstrado quando você:

  • Cuida dos seus relacionamentos - construindo relações inclusivas e procurando que as pessoas se sintam reconhecidas e melhores, quando estão com você.
  • É solidário - esteja atento as pessoas e mostre que está disposto a ouvir. Esse é um caminho para deixar aberta a possibilidade de as pessoas pedirem ajuda.
  • Oferece empatia - Nesse momento o importante é o acolhimento autêntico.   Embora seja difícil é muito importante a consciência que cada um sabe o que enfrenta e que a sua “dor” é algo real, mesmo que você perceba que para você é diferente.
  • Ouve com o coração – nossa mente, sempre muito útil para nossa vida pode nos desviar do objetivo de Valorizar a Vida. Para ouvir com o coração precisamos silenciar nossa mente, deixar de lado nossas verdades, experiências, pontos de vista e abrir o coração para que ele acolha e dê voz a quem precisa.        

Percebendo que a Pandemia fragilizou a todos nós, o Centro de Inovação Sesi em Longevidade e Produtividade oferece o Canal de Apoio à Saúde Mental, voltado exclusivamente a trabalhadores das indústrias do Paraná. O objetivo é oferecer acolhimento por meio de uma escuta profissional que atue de forma preventiva e incentive a busca de ajuda.

Todas as informações fornecidas ao longo das etapas que compõem o procedimento de atendimento são confidenciais. O Canal de Apoio, entretanto, tem como objetivo prestar acolhimento, não substituindo atendimento psicológico e psiquiátrico, que devem ser procurados caso haja indicativos de depressão, ansiedade ou outras doenças psiquiátricas.

Você sabia que alguns alimentos podem trazer conforto para os momentos de fragilidade, ansiedade ou tristeza?

São os alimentos ricos no aminoácido triptofano, que é o precursor da serotonina, um importante neurotransmissor, capaz de gerar sensações como alegria e bem-estar. Os alimentos mais ricos em triptofano são: peixes ricos em ômega 3, azeite de oliva, frutas como banana e abacate, pão integral, arroz integral, aveia, oleaginosas como castanhas, nozes e amendoim, mel, canela, chocolates a partir de 70% de cacau, ovos e leite.

É importante ressaltar que uma alimentação rica em alimentos inflamatórios pode piorar quadros de depressão, ansiedade e outros transtornos. São eles: refrigerantes e bebidas açucaradas, doces, carne vermelha e gordura trans (gordura hidrogenada presente em margarina, biscoitos, macarrão instantâneo, entre outros), embutidos (salsicha, linguiça, presunto, entre outros), bebidas alcóolicas. Evite consumi-los mais que uma vez na semana.

Maria Carolina de Castro Leal - Consultora do Centro de Inovação Sesi em Longevidade e Produtividade

Ana Paula Leitoles Remer - Analista de Segurança e Saúde do Sesi PR


O que você precisa saberVer todos
Recursos humanosVer todos