Sesi apoia indústrias na criação e execução de planos de contingenciamento
Publicado em 16/09/2020
Programa Sesi de Prevenção e Orientação à Covid-19 auxilia na gestão de riscos e adaptação de empresas e trabalhadores

Desde março deste ano estamos atravessando um estado de pandemia, cujos efeitos perduram, como isolamento social, mudança nos hábitos, principalmente em público, e adoção de medidas e planos de contingenciamento por parte das empresas.

Tanto os indivíduos quanto as empresas necessitam de apoio e orientações para otimizar o enfrentamento ao estado pelo qual passa o país.

Preocupado com os impactos da pandemia e buscando trazer soluções e auxílio para as empresas, bem como proteger os trabalhadores, o Sesi no Paraná elaborou materiais e serviços, entre eles o Programa Sesi de Prevenção e Orientação à Covid-19

O programa tem como objetivo “apoiar empresas com material útil para a elaboração dos planos corporativos de contingenciamento à pandemia de Covid-19 no território nacional.” Para isso, apresenta conteúdos oficiais, técnicos e científicos, que englobam medidas, orientações, políticas, métodos e recomendações para gestão de riscos associados à doença, de forma alinhada à estratégia nacional adotada pelo Ministério da Saúde e outros órgãos federais. 

Fazem parte do programa recomendações que podem ser adotadas no cotidiano da operação no ambiente de trabalho, no home office e em situações de isolamento de casos confirmados e suspeitos de Covid-19. 

A descrição, sintomatologia, transmissão e etiologia apresentados foram adaptados do “Protocolo de Manejo Clínico para a Covid-19" do Ministério da Saúde. O novo coronavírus causa especialmente infecções respiratórias em humanos, com alta transmissibilidade. Não há vacina ou medicamentos específicos disponíveis e, atualmente, o tratamento é de suporte e inespecífico. 

É importante que todos os empregadores criem planos de contingenciamento para lidar com pandemias como a da Covid-19. Com base nos princípios da razoabilidade e da precaução, o empregador define suas regras pra contenção dos riscos e análise das situações que ocorrerem na prática. Esses planos orientam empresas e trabalhadores a identificarem riscos e determinarem a conduta adequada em cada situação.

Dr. Ronaldo Ruaro - Médico do Trabalho do Sesi PR

Saiba mais sobre o Programa Sesi de Prevenção e Orientação à Covid-19

 


O que você precisa saberVer todos
Recursos humanosVer todos