Sete dicas de como as empresas podem promover a saúde de seus colaboradores

Minha Saúde, Meu Direito é o tema do Dia Mundial da Saúde 2024

05/04/2024 - Atualizado em 17/04/2024

compartilhe

Sete de abril é o Dia Mundial da Saúde, data do aniversário da Organização Mundial da Saúde (OMS), fundada em 1948. Desde 1950, a cada ano é escolhido um assunto relevante à saúde pública. Neste ano, o escolhido é Minha Saúde, Meu Direito.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, “o tema deste ano foi escolhido para defender o direito de todas as pessoas, em todos os lugares, de terem acesso a serviços de saúde, educação e informação, bem como à água potável, ao ar puro, à alimentação saudável, à moradia de qualidade, a condições ambientais e de trabalho decentes e a viverem livres de discriminação”.

E como as empresas podem cuidar da saúde de seus colaboradores?

“Olhar com mais atenção para a saúde dos colaboradores é algo que deve ser constante no dia-dia da empresa”, afirma Gerusa Peters Franco, da área de Segurança e Saúde do Sesi Paraná. “Saúde no trabalho e dos colaboradores envolve diversos aspectos, tanto no âmbito físico quanto mental, também está diretamente relacionada a aspectos como a qualidade do ambiente, a cultura organizacional e a relação entre funcionários e empresas”, completa.

Por isso, a saúde dos colaboradores não deve ser vista apenas como uma questão de cumprimento de normas e legislações, mas como uma preocupação que pode estar presente em todas as etapas e processos que moldam o negócio. 

Confira 7 iniciativas que podem fazer a diferença:

1. GARANTA UM AMBIENTE DE TRABALHO SEGURO

“Todo cuidado é pouco na hora de promover a segurança nas empresas.”

2. ATENTE-SE PARA A ERGONOMIA DOS TRABALHADORES

“Assegure condições ideais de trabalho, equipamentos adequados, períodos de pausa, entre outras.”

3. OFEREÇA BENEFÍCIOS FOCADOS EM SAÚDE E BEM-ESTAR

“Há diversas opções que melhoram a qualidade de vida dos funcionários de forma geral e apoiam diretamente o cuidado com a saúde.”

4. INCENTIVE O EQUILÍBRIO ENTRE VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL

“É muito importante que a iniciativa anterior venha acompanhada por outras medidas que apoiem um estilo de vida mais equilibrado.”

5. PROPORCIONE UM AMBIENTE DE TRABALHO AGRADÁVEL

“Estar inserido em um ambiente de trabalho marcado por jornadas de trabalho exaustivas, cobranças exageradas ou conflitos constantes com as lideranças, é um dos principais fatores de risco para a saúde mental dos colaboradores.”

6. PROMOVA A SAÚDE FÍSICA

“Disponibilize opções saudáveis de alimentação no refeitório, ofereça programas de ginástica laboral, crie grupos de corrida e caminhada da empresa e promova campanhas de vacinação.”

7. REALIZE EVENTOS FOCADOS EM SAÚDE 

“Proporcione acesso a informações de qualidade. Realize palestras educativas, treinamentos e rodas de conversas que abordem o assunto tão importante nessa jornada.”

A saúde é o maior bem que qualquer pessoa pode ter e indivíduos felizes e saudáveis contribuem para um bom clima organizacional e alcançam melhores resultados em produtividade”, lembra Gerusa. “A saúde é um tema que deve estar em pauta todos os dias.”

Com o compromisso de melhorar a produtividade da indústria e o bem-estar de trabalhadores, por meio de ações que incentivem a cultura de saúde nos ambientes corporativos, favorecendo a prevenção de doenças, baseadas em cumprimento de normas e legislações, o Sesi Paraná oferta soluções integradas em segurança e saúde para a indústria.

Procure a unidade mais próxima.

NOTÍCIAS