5 dicas de como empresas podem ajudar a combater e prevenir a dengue

Casos crescem no Paraná e é dever de todos redobrar os cuidados

14/02/2024

compartilhe

Em 9 de fevereiro o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), lançou a campanha de combate à dengue “Olha a dengue aí!”. O objetivo é alertar a população sobre prevenção da doença.

“O momento da epidemia de dengue no Paraná é crítico”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Beto Preto. “Precisamos redobrar nossos cuidados pessoais nas nossas casas, nos quintais, no terreno ao lado da nossa casa, nas praças públicas.”

De acordo com o boletim da Sesa publicado em 6 de fevereiro, na semana foram registrados dois novos óbitos e 7.238 casos. O período sazonal 2023/2024, que teve início em julho do ano passado, soma 29.075 confirmações.

Mas, afinal, como indústrias podem ajudar nesse combate?

1 – Saiba sobre a importância desse cuidado!

Os números de casos de dengue vêm crescendo significantemente nos últimos meses, e a conscientização e o cuidado com o ambiente são as principais formas de combater o mosquito que causa a doença.

As Regionais de Saúde com mais casos confirmados da doença são a 16ª de Apucarana (7.011), 17ª de Londrina (2.904), 14ª de Paranavaí (2.697), 22ª de Ivaiporã (2.663) e 10ª de Cascavel (2.264). Já os municípios que apresentam mais casos confirmados são Apucarana (5.023), Londrina (2.307), Ivaiporã (1.536), Maringá (1.319), Paranavaí (1.108), Jandaia do Sul (1.062) e Santa Izabel do Oeste (997).

2 - Água parada não pode!

O mosquito deposita seus ovos principalmente em locais com água parada. Por isso, mantenha a bandeja do dispenser de água limpo, bem como a caixa-d’água fechada e deixando recipientes de cabeça para baixo.

3 - Faça a manutenção do ambiente

O mosquito pode criar focos também em espaços como vasos de plantas ou em acúmulos de detritos. Faça a manutenção adicionando areia em pratos de vasos de plantas e eliminando acúmulos.

4 – Avalie mudanças

Caso a possibilidade de exposição ao mosquito seja maior na região, avalie a necessidade de fazer mudanças estruturais como a instalação de telas em portas e janelas.

5 – Espalhe a informação

Converse com a sua equipe sobre essas e outras medidas que podem ser usadas para combater a dengue, como também os sintomas e a procura médica em caso de suspeita.

NOTÍCIAS