Dia Mundial de Combate ao Câncer

A informação aliada à prevenção pode salvar vidas

02/02/2024

compartilhe

Quatro de fevereiro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data é uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com objetivo de educar, conscientizar e dialogar para influenciar a mobilização de governos e indivíduos para o controle do câncer.

Para se ter ideia, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil são esperados 704 mil casos novos de câncer para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência.  

“No Paraná, estima-se um total de 36,9 mil, sendo o de maior incidência o tumor de pele não melanoma, com 9.080 nesse período”, afirma Sibely Mello de Almeida Henriques, enfermeira do trabalho do Sesi Paraná. Na população feminina, o câncer de mama é o mais recorrente – 3.650 (41,06%) – e em homens, o de próstata, com 3.430 (59,64%).

E qual a importância da detecção precoce?

Sibely explica que existem duas estratégias de detecção precoce: o diagnóstico e o rastreamento. “O objetivo do diagnóstico precoce é descobrir sinais e sintomas iniciais da doença e ele aumenta as possibilidades de tratamentos menos invasivos e das taxas de sobrevida, podendo também impactar positivamente na qualidade de vida”, diz. “O rastreamento é uma ação dirigida à população assintomática, com o intuito de identificar o câncer em sua fase pré-clínica, como os exames dos cânceres de colo de útero, com o Papanicolau, e de mama, com a mamografia.”

Para a doença de pele, recomenda-se a observação constante para verificar possíveis lesões suspeitas e avaliação médica. Já para o câncer de próstata, a sugestão de exames é para pessoas com dificuldade ao urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.  

E tem como prevenir?

A prevenção do câncer está relacionada aos hábitos do estilo de vida individual de cada pessoa, mas também de ações que promovam o acesso a informações e aos serviços de saúde. “Neste contexto, classifica-se a prevenção em dois modos: primária (fatores de riscos relacionados ao estilo de vida) e secundário (realização de exames).”

Entre as ações primárias:

Não fumar

Adotar uma alimentação mais saudável, com mais alimentos vegetais e menos ultraprocessados

Fazer atividades físicas

Manter peso adequado

Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas

Evitar exposição ao sol entre 10 e 16 horas.

Cuide-se +

Empresas também têm um papel importante no combate ao câncer. A preocupação com a saúde dos colaboradores é uma estratégia tanto para a produtividade quanto para a valorização e retenção de talentos. Criar um ambiente de trabalho seguro e saudável, promovendo a prevenção de doenças e a promoção do bem-estar físico e mental, é fundamental.

O Sesi Paraná tem soluções integradas em Segurança e Saúde para apoiar as indústrias paranaenses, como o do Programa Cuide-se + de Prevenção Câncer. O foco é prevenir a doença por meio da realização de exames de detecção, associados com orientação sobre a importância de hábitos de vida saudáveis, realização de exames clínicos e periódicos.​

Em uma unidade móvel totalmente equipada, os técnicos do Sesi vão até as empresas para realizar mamografias, exames do colo do útero, pele e próstata.

Procure a unidade do Sesi mais próxima e saiba mais.

NOTÍCIAS