Que tal aproveitar essa "oportunidade" de isolamento para cuidar da sua saúde?
Publicado em 06/04/2020
6 de abril Dia Mundial da Atividade Física e Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida

“No meio de qualquer dificuldade se encontra a oportunidade” (Albert Einstein)

Em 2016, o American Jounal of Preventive Medicine, indicou que o tempo sentado está diretamente associado ao aumento do risco de mortalidade. E a revista científica JAMA (The Journal of the American Medical Association) publicou em 2020 que os indivíduos que caminham um número maior de passos por dia estão associados à menor taxa de mortalidade.

Seguindo as recomendações de Einstein, que tal aproveitar essa “oportunidade” de isolamento para cuidar da sua saúde?

Procure manter uma rotina de exercícios diários, reduza seu tempo sedentário, consuma mais frutas e vegetais crus e cozidos, evite o excesso de bebida alcoólica e busque manter um sono adequado.

Para comemorar esse Dia Mundial da Atividade Física e Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, o Sesi PR traz dicas preciosas que podem te ajudar neste momento:

ATIVIDADES FÍSICAS

A OMS recomenda fazer, no mínimo 150 minutos de atividade física:

- Faça caminhadas em locais arejados e sem a concentração de pessoas ou faça exercícios resistidos em sua casa;
- Reduza o tempo sentado durante seu dia:
- Levante-se mais vezes para pegar água ou beber café;
- A cada hora, fique em pé e movimente seu corpo, braços, ombros, pescoço, quadril e pernas;
- Fique em pé ou caminhe quando estiver falando ao telefone ou participando de uma reunião ou fazendo outra atividade que permita ficar nesta posição;
- Você pode reduzir 15 ou 20 minutos do tempo em que passa sentado diariamente e a cada semana tentar aumentar um pouco esse tempo. O objetivo é reduzir de 2 a 3 horas de tempo sedentário no dia, incluindo o tempo fora do ambiente de trabalho. Coloque alarmes para te ajudar neste processo.
- A cada 20 minutos sentado, devemos ficar de pé por 8 minutos e em movimento por no mínimo 2 minutos.

ALIMENTAÇÃO

Além da atividade física, o cuidado com a alimentação deve ser mantido sempre! A alimentação saudável é, e sempre será, um dos pilares para a promoção da saúde.

O que é alimentação saudável? A definição extrapola o viés nutricional do alimento. Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira de 2016, deve estar baseada em práticas alimentares que tenham significado social e cultural, regional, comportamental e afetivo.

- Respeite a sazonalidade dos alimentos, a cultura da sua região e procure consumir alimentos com alto valor nutricional.
- São considerados alimentos de alto valor nutricional, cereais integrais como arroz, milho, trigo e aveia; leguminosas como feijões, lentilha, grão-de-bico e ervilha; frutas e vegetais variados; carnes magras, ovos, leite e derivados.

O grande desafio do momento é como manter os alimentos perecíveis no isolamento?

- Faça um cardápio quinzenal e elabore uma lista de compras para evitar de sair muitas vezes e desperdiçar alimentos;
- Contemple na sua lista, alimentos que fazem parte da sua rotina alimentar e da sua família;
- Higienize os alimentos antes de guarda-lo na dispensa e na geladeira. Limpe as superfícies de alimentos embalados ou deixe de molho frutas e vegetais em solução clorada (dissolva 1 colher de água sanitária própria para alimentos em 1 litro de água);
- Cozinhe sempre um pouco mais de alimentos e congele em porções que serão consumidas por você e sua família;
- Utilize as frutas que estão maduras para preparar bolos, biscoitos, pães ou geleias;
- Para preservar melhor folhas verdes, higienize-as com solução clorada, passe-as por agua corrente, seque-as com pano limpo ou papel toalha e guarde em recipiente fechado. Coloque entre as folhas, papel toalha para retirar o excesso de umidade que se forma durante o armazenamento em refrigerador;
- Certos vegetais e frutas, permitem seu congelamento sem branqueamento. Alguns alimentos devem ser submetidos ao cozimento prévio antes de ser congelado. Para branquear, pique os vegetais (exceto folhas) e frutas, leve a 2 litros de água fervente por 2-3 minutos. Retire da água fervente e leve a 2 litros de água gelada por 2-3 minutos. Seque com pano de prato limpo ou papel toalha. Leve para o congelador em recipiente ou plástico próprio para congelamento.

SONO

A Organização Mundial da Saúde ainda pontua que o tempo e a qualidade do sono são fundamentais para a saúde. Durante os momentos de estresse é ainda mais importante!

- Para melhorar a qualidade do seu sono, faça atividades mais relaxantes como Yoga ou meditação, escute músicas mais tranquilas, baixe a luz do quarto e evite utilizar equipamentos que emitam luz azul, verde e vermelha como TV, aparelhos celulares, tablets e notebooks. Faça do seu quarto um santuário do descanso!

O lema para a promoção da saúde é se mexer sempre que possível, manter uma alimentação variada, rica em nutrientes e história, dormir bem e dar muita risada! 

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