Dia Mundial da Alimentação em tempos de pandemia
Publicado em 15/10/2020
Como está a sua rotina alimentar nesta quarentena?

Dia-Mundial-AlimentaçãoTemos observado que boa parte da população viu sua rotina mudar completamente com toda a situação envolvendo a pandemia, o que inclui a questão da alimentação. Nesse contexto, muitas pessoas que se alimentavam fora passaram a preparar suas refeições em casa. Muitos se encantaram com esta nova tarefa e descobriram mais uma habilidade!

Se cozinhar agora também faz parte da sua rotina, neste texto vamos te dar algumas dicas de como fazer deste um momento mais prazeroso e como aproveitar a oportunidade que cada refeição oferece, fornecendo nutrientes ao seu corpo, com alimentos saudáveis.

1) Envolva a família: saber preparar o seu próprio alimento traz a consciência sobre os alimentos, sua textura, de onde eles vêm, como se modificam com a temperatura e diferentes formas de preparação. Para quem tem crianças em casa, é uma atividade muito divertida e educativa, mas requer atenção e cuidados por parte dos adultos.

2) Organize a sua cozinha: pode ser que este ambiente estava sendo pouco utilizado e agora, com a pandemia, passou a ser um local onde você passa parte do seu dia. Quer economizar tempo? Organize alimentos na seguinte ordem: mais à frente os que você mais utiliza e os que vencem primeiro. As panelas e utensílios também devem ficar organizados de forma que os mais utilizados fiquem mais acessíveis. Aproveite e se desfaça de utensílios que só ocupam lugar nas gavetas e prateleiras.

3) Faça uma lista de compras, priorizando os alimentos mais saudáveis. Tenha uma lista de modelo, com os alimentos saudáveis e acrescente à lista o que está acabando, assim, não faltarão ingredientes. Isso te traz mais tranquilidade.

Veja aqui algumas sugestões para compor as refeições da família:

Sugestões para o Almoço:

- 5 a 6 dias por semana, o ideal é consumir o prato típico do brasileiro:
  • Arroz;
  • Feijão (ou lentilha, ou ervilha, ou grão de bico);
  • 1 porção de proteína/carne: variando entre a de frango, a de peixe, a suína, a bovina e o ovo. Prefira as carnes sempre em preparações assadas, grelhadas, refogadas ou ensopadas, evitando as frituras. Escolha os cortes de carne mais magros e retire toda a gordura aparente, incluindo a pele. Deixe os cortes mais gordos (costela, picanha, etc.) para consumir eventualmente.
  • 1 porção de legumes cozidos ou refogados (abobrinha, brócolis, couve-flor, espinafre, quiabo, couve, repolho, berinjela, cenoura, etc.);
  • 1 porção grande de salada crua (folhosos, tomate, cenoura, beterraba, etc.).
- 1 a 2 vezes na semana:
  • Massa com molho de carne magro (ex.: macarrão com carne moída);

OU

    • Polenta ou angu ou quirera com molho de carne magro (ex.: frango ensopado);
    • 1 porção de legumes cozidos ou refogados (abobrinha, brócolis, couve-flor, espinafre, quiabo, couve, repolho, berinjela, cenoura, etc.);
    • 1 porção grande de salada crua (folhosos, tomate, cenoura, beterraba, etc.).
  • Sobremesa: 5 vezes por semana: 1 fruta (laranja, mimosa, abacaxi, mamão, salada de frutas, etc.) e 2 vezes por semana: doces caseiros, como compota de frutas.

 

Sugestões para o Jantar:

O jantar pode ser uma refeição mais leve que o almoço, pois nosso metabolismo estará mais lento, preparando-se para o repouso

  • As mesmas preparações do almoço, porém em quantidades menores;

OU

  • Sopa de legumes variados, com uma porção pequena de carne.

OU

  • Risoto de vegetais com salada

OU

  • Omeletes diversos com salada 

Lembre-se de ter sempre à mão, frutas da estação para compor os lanches entre as principais refeições, assim como as oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoa ou amendoim torrado).

Comemore o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) presenteando-se com refeições leves, saborosas e nutritivas. Você vai sentir-se mais saudável e o seu sistema imunológico estará mais bem preparado para te proteger das doenças.

Autoras:

Juliana Nadal - Nutricionista e Analista de Segurança e Saúde do Trabalho no Sesi PR

Deisi Paloschi Rose - Nutricionista e Analista de Segurança e Saúde do Trabalho no Sesi PR

Ana Paula Leitoles Remer - Nutricionista e Analista de Segurança e Saúde do Trabalho no Sesi PR

 

Referência:

CASA SEGURA E SAUDÁVEL. Dicas do Sesi para melhorar a convivência familiar e proteger seu lar em tempos de pandemia. 

 


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