Depressão será a principal causa de afastamentos em 2020
Publicado em 27/01/2020
Ações preventivas de estímulo a atividades físicas e alimentação saudável são grandes aliadas no combate à doença

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 12 milhões de brasileiros têm depressão e a estimativa é que entre 20 e 25% da população teve ou terá a doença ao longo da vida.

Os números chamam atenção para a necessidade de um olhar mais atento para os fatores psicossociais, que são os aspectos que definem a interação entre as pessoas e o seu trabalho, e interferem diretamente na qualidade de vida, no bem-estar, na capacidade e no desempenho funcional de cada indivíduo.

Ainda de acordo com a OMS, neste ano de 2020, a doença será a principal causa de afastamentos do trabalho no mundo. Por isso, merece a mesma preocupação dada a qualquer outra doença, como diabetes, hipertensão, pneumonia, câncer etc.

Às empresas, é importante conhecer os possíveis riscos psicossociais e cognitivos no ambiente de trabalho; avaliar o que faz adoecer em cada realidade e fortalecer o que dá certo na gestão do trabalho e das pessoas. A atuação em prol da saúde dos trabalhadores certamente trará reflexos positivos na produtividade.

Uma das melhores formas de prevenir e tratar as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), grupo do qual a depressão faz parte, é com atividades físicas regulares e boa alimentação, fatores determinantes para a mudança do mindset e busca por um estilo de vida saudável.

Dentro das organizações, a promoção da saúde pode ser feita com uma série de ações voltadas aos hábitos de vida dos colaboradores, planejadas por meio de consultorias personalizadas.

O Sesi Cuide-se + é um programa do Sistema Fiep que busca levar saúde para o trabalhador da indústria paranaense, por meio de prevenção e educação. Com isso, o trabalhador vive melhor em casa e no trabalho, tem um melhor rendimento, e consequentemente, mais produtividade no trabalho.

Entre os eixos do Cuide-se+ estão o de Estímulo a Atividades Físicas (com consultorias e assessorias customizadas de acordo com cada necessidade, sempre voltadas para a promoção da saúde dos trabalhadores das indústrias); Alimentação Saudável (que prevê desde a realização de palestras e oficinas, até consultas individualizadas, com completa avaliação nutricional, e prescrição baseada nos sinais e sintomas do trabalhador) e Prevenção de Álcool e outras Drogas – hábito que pode mascara doenças psiquiátricas como depressão.

Para saber mais clique aqui.


O que você precisa saberVer todos
Recursos humanosVer todos