Como a alimentação saudável pode contribuir para o fortalecimento do Sistema Imunológico?
Publicado em 25/03/2020
Cuidar da alimentação é meio caminho andado para expressar mais saúde e energia.

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Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), um sistema imunológico saudável pode ser um bom escudo protetor contra agressores como a radiação solar, a poluição e o estresse. Porém, ele não é capaz de nos livrar da Covid-19. O sistema imunológico torna o organismo mais resistente e capaz de combater agentes patógenos. Além de adotar o isolamento social e medidas de higiene pessoal, a Organização Mundial da Saúde aconselha manter bons hábitos de vida como alimentação saudável, atividade física regular, sono reparador e ingestão adequada de água.

Ter uma alimentação saudável e equilibrada é meio caminho andado para se expressar mais saúde e energia, além de reforçar o sistema imunológico. Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira lançado pelo Ministério da Saúde em 2014, devemos priorizar alimentos regionais, consumir vegetais e frutas variados e da época, além do tradicional arroz com feijão.   

Dessa maneira, certos alimentos contribuem ainda mais para a manutenção das células imunológicas como os vegetais de folha verde escura (espinafres, as couves e os brócolis), as frutas vermelhas como morangos, tomate e melancia. Alguns temperos como gengibre e a cúrcuma que tem ação antimicrobiana. Além de reforçar a ingestão de alimentos ricos em vitamina C, como cítricos. A vitamina D é essencial ao nosso dia-a-dia, por isso, a exposição solar adequada deve ser levada em consideração, além de manter uma ingestão regular de leite e derivados e ovos. O ômega-3, presente em peixes de água salgada como atum, sardinha e arenque, é um agente protetor do sistema imunológico.

Lembrando de manter uma ingestão regular de água ao longo do dia. Pois uma mucosa hidratada é mais eficiente no recrutamento da resposta imunológica natural do organismo, reitera um artigo Revista Odontologia da UNESP. O consumo adequado para adultos é de 35ml por Kg de peso.

Nenhum alimento é capaz de impedir a contaminação por COVID-19, porém um sistema imunológico saudável será capaz de se defender adequadamente, impedir ou reduzir o agravamento do desenvolvimento desta.

O que evitar? Alimentos ricos em açúcar e guloseimas, cereais refinados, ingestão excessiva de álcool e alimentos ricos em gorduras saturadas e hidrogenadas.
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