Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




MOBILIZAÇÃO26/05/2015

Sensibilização na metodologia do Arranjo Educativo Local acontece em Pontal do Paraná

Os alunos da Guarda Mirim e os pais participaram desse primeiro encontro

Com o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal dos jovens da Guarda Mirim de Pontal do Paraná, o Sesi no Paraná desenvolveu a sensibilização na metodologia do Arranjo Educativo Local, no último sábado (23). No período da manhã, aproximadamente 50 alunos, de 9 a 17 anos, participaram da mobilização. Já no período da tarde, os pais desses alunos também puderam vivenciar o aprendizado.

clique para ampliarclique para ampliarJovens interagem na sensibilização na metodologia do Arranjo Educativo Local. (Foto: Divulgação)

A ação teve como intuito estimular o protagonismo juvenil, para favorecer a formação de competências relacionais, produtivas e cognitivas, requeridas de profissionais autônomos, responsáveis e críticos. Nesse primeiro encontro, os participantes desenharam a própria linha da vida, na qual cada um refletiu sobre a história pessoal, promovendo um olhar para os fatos que aconteceram no decorrer da vida e como eles influenciam as escolhas atuais.

De acordo com a presidente da Guarda Mirim, Vani de Borba, a maioria dos jovens é carente e não tem muito conhecimento sobre tudo o que foi apresentado e, por conta disso, o trabalho do Arranjo é fundamental e foi proveitoso. “Se eu tiver que falar o que mais gostei, não sei dizer, pois desde o começo e até o final, foi tudo muito bom. É um trabalho que se desse eu faria todo o mês. O envolvimento foi muito grande, eles fizeram todas as tarefas e guardaram tudo para o próximo encontro”, destaca a presidente. 

Joice Cristina Oliveira adotou Keize Tamara aos três meses de idade. Hoje, a menina tem 14 anos e ela espera que os encontros só melhorem ainda mais a educação da filha. “Espero que a Keize apenda cada vez mais e que continue sendo essa filha estudiosa e carinhosa que é”, diz a mãe.

Para a adolescente, o evento foi ótimo e ela já está ansiosa para saber quando será o próximo encontro. “Eu não tenho palavras... Gostei muito. Você sabe se vai acontecer de novo?”, perguntou a menina. Além desse encontro, os jovens participarão de mais dois momentos e por fim, realizarão, com o apoio dos pais, uma ação na comunidade. O próximo encontro está previsto para acontecer no próximo dia 20 de junho.