Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




04/07/2014 - Atualizado em 25/02/2015

Informação e mobilização social

O Programa Sesi Indústria e Sociedade utiliza indicadores sociais como forma de mostrar à comunidade os números do seu município como forma de identificar as principais pontos a serem trabalhados por meio da mobilização. Para isso, são utilizados os dados do Portal ODM (www.portalodm.com.br), ferramenta desenvolvida pelo Observatório de Indicadores de Desenvolvimento - SESI PR, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Secretaria Geral da Presidência da República e vários outros parceiros.

Como forma de identificar também os sonhos dos moradores e iniciar o processo de mobilização, o Sesi Indústria e Sociedade trabalha com os Círculos de Diálogo, que buscam potencializar e sustentar ações de promoção da qualidade de vida e do desenvolvimento local sustentável. A metodologia aplicada tem como base a Investigação Apreciativa (IA)*, cujo foco principal é o diálogo positivo, criando um ambiente favorável à troca de experiências e possibilitando o estabelecimento de um plano de ação e de projetos voltados para as prioridades do município.

Os participantes são distribuídos em mesas de diálogo, compostas, preferencialmente, com representantes dos três setores da sociedade. O produto final desta atividade, com duração média de 6 horas, é a formação de um núcleo articulador, o qual será o responsável pela promoção de atividades voltadas ao desenvolvimento sustentável das comunidades e da indústria paranaense.

Pela sua facilidade e flexibilidade, a metodologia dos Círculos de Diálogo é reconhecida como uma Tecnologia Social e, como tal, reaplicada com sucesso em processos de mobilização social. Sendo assim, os Círculos de Diálogo podem ser realizados com grupos interessados em temas específicos, tais como: saúde, educação, gênero, meio ambiente, cultura de paz, entre outros; podem, ainda, ser realizados em indústrias, instituições de ensino, ONG´s e sindicatos, de forma a possibilitar sua atuação nas áreas de interesse e direcionar o trabalho em prol do desenvolvimento local.

*A IA foi criada em meados da década de 1980 por David Cooperrider, Suresh Srivastva e outros colegas da Case Western Reserve University, em Cleveland, nos Estados Unidos. Ela prevê fundamentalmente quatro etapas, os chamados 4 “D”, em inglês Discovery, Dream, Design e Destiny: a descoberta das potencialidades da comunidade; a construção do seu sonho, a estruturação de um ideal de futuro; a definição de prioridades e plano de ação.