Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




04/07/2014 - Atualizado em 25/02/2015

Arranjo Educativo Local (AEL)

Os Arranjos Educativos proporcionam um espaço voltado ao desenvolvimento sustentável local, em que prevalecem ações de educação para a formação cidadã realizadas por meio da interação entre membros da comunidade, instituições de ensino, organizações não governamentais, poder público e setor privado. Integração pelo desenvolvimento e fortalecimento do município.  

A metodologia do Arranjo Educativo Local propõe uma maior interação da comunidadeescolar com o entorno das unidades educacionais, de modo que o processo de aprendizagem não fique apenas limitado ao ambiente da escola. Busca-se identificar instituições e equipamentos de finalidades diversas – socioculturais, esportivos, profissionalizantes, entre outros – próximos das unidades educacionais que possam ser utilizados para o aprendizado na prática.

Em 1999, a UNESCO publicou um Relatório para a Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI (1999), que propõe uma educação voltada para os quatro tipos fundamentais de aprendizagem: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser, também conhecidos como os quatro pilares fundamentais da educação.

Os Quatro Pilares inspiraram a operação dos Ambientes de Aprendizagens, uma estratégia de ação do Arranjo Educativo LocalOs pilares propostos estão diretamente relacionados a momentos da metodologia, visando uma construção, pelas pessoas, de competências e habilidades que lhes permitam alcançar seu desenvolvimento pleno e integral.

No Sesi Indústria e Sociedade, o AEL capacita facilitadores para que atuem em grupos e comunidades de forma a fortalecer seu sentimento de pertença, autonomia, confiança, cooperação, visão crítica e a prática de desenvolvimento sustentável, potencializando as possibilidades de realização de seus planos.