Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




CONSCIENTIZAÇÃO06/08/2015

Ciclo de palestras é desenvolvido com os alunos da Unilehu

A ação é realizada em comemoração à Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade

Com o objetivo de instigar alunos e usuários a pensarem em atitudes em prol do desenvolvimento, o Sesi no Paraná realizou um ciclo de palestras na Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu), organização que busca a inclusão social e que faz parte do Núcleo ODM Curitiba e Região  Metropolitana. A ação está sendo realizada em comemoração a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, durante os dias 03 a 08 de agosto.

clique para ampliarclique para ampliarPalestrante apresentando os projetos, ao lado da intérprete. (Foto: Divulgação)

Durante a semana, os alunos podem conhecer sobre o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e sobre a atuação do Movimento Nós Podemos Paraná, além do histórico das atividades desenvolvida pelos núcleos, os 8 jeitos de mudar o mundo e a agenda de desenvolvimento pós 2015. O ciclo de palestras procura fazer com que os participantes conheçam os programas da instituição, além de conscientizar sobre a responsabilidade de cada um em ter atitudes que melhorem o mundo.

Para Moacir Tuleski, multiplicador ODM, que também ministrou algumas palestras, os alunos foram muito receptivos e se interessaram bastante pelos assuntos que foram tratados. “Percebi que os participantes se sentiram incluídos. Agora, cabe a nós fazer materiais e incluir cada vez mais essas pessoas no nosso meio. Precisamos fazer essa mudança. O que é legal da Unilehu, é que eles veem o deficiente além da deficiência, como um ser humano”, relata o multiplicador.

Além de falar sobre os programas desenvolvidos pelo Sesi no Paraná, o palestrante convidou todos para participarem dos próximos eventos que acontecerão em comemoração a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade e também para o Congresso. “Eles querem muito participar. Acredito que cada vez mais eles vão acessar o Portal ODM e demais assuntos que foram tratados”, pontua Moacir.

Segundo a gerente operacional da Unilehu, Gleida Menegolo, a intenção é que os alunos entendam o que é o ODM e qual é a importância de levar para dentro da instituição esse tema. “A ideia é que os alunos mostrem o que entenderam da palestra, com ideias do que fazer para mudar o mundo. Depois disso, vamos passar para designers e para a comunicação fazerem banners e artes gráficas para divulgação”.

Na Unilehu, é trabalhado dois tipos de programas. Um de menor aprendiz, de 18 a 24 anos, com jovens com e sem deficiência e outro de qualificação, que inclui pessoas só com deficiência. “Apesar das deficiências e da falta de informação, todos conseguiram compreender a importância do tema. A palestra foi muito direta e com linguagem simples, fazendo-os participarem e perguntarem no que poderiam melhorar. Foi um ótimo resultado”, finaliza a gerente.