Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




VIRA VIDA08/05/2015 - Atualizado em 13/05/2015

Sesi aplica a metodologia do Arranjo Educativo Diversidade no Programa Vira Vida

Os agentes de desenvolvimento local foram facilitadores dos encontros durante três meses

De fevereiro a abril deste ano, quatro agentes de desenvolvimento local aplicaram a metodologia do Arranjo Educativo Diversidade em duas turmas de educandos do Vira Vida, programa que apoia meninos e meninas, com idade entre 15 e 22 anos, em situação de alta vulnerabilidade social. Em fevereiro, tanto os agentes, como os pedagogos do programa, participaram da capacitação nessa metodologia, a qual os tornou facilitadores de uma maneira diferente de educar os jovens.

clique para ampliarclique para ampliarAlunos do Vira Vida apresentando o teatro sobre os aprendizados obtidos. (Foto: Divulgação)

Durante os três meses, a temática diversidade foi trabalhada em três momentos diferentes. Dentre eles, o momento do “eu”, no qual é destacada a individualidade, envolvendo o emocional, social, familiar e valores; o momento do “eu com o outro”, trabalhando com as semelhanças e diferenças com os demais indivíduos; e, por fim, o momento do “nós no mundo”, que favorecem a convivência entre todos, trabalhando com a diversidade cultural.

Para Ana Paula dos Santos, psicóloga do Vira Vida, a metodologia proporcionou ao programa a possibilidade de desenvolver junto aos alunos um trabalho na área de protagonismo juvenil, com foco na elaboração de projetos que possam beneficiar o desenvolvimento comunitário. “Percebemos que alguns jovens tiveram mudanças significativas em seu repertório comportamental e que estão mais focados, mais participativos e envolvidos nas atividades de modo geral”, ressalta a psicóloga.

Os agentes de desenvolvimento local, que facilitaram o processo de aprendizagem, acreditam que o trabalho foi um desafio e que trouxe um resultado satisfatório para ambas as partes. Segundo Natália Ramos e Guilherme Passos, já no primeiro encontro perceberam a participação dos alunos. “No Arranjo não podemos forçá-los a fazer as atividades e fomos surpreendidos, pois sempre trabalharam com cooperação”, relata Natália. Os próprios alunos deram retornos positivos. “O que marcou foi ouvir eles mesmos falarem que estavam melhorando, principalmente com relação ao respeito com o próximo”, acrescenta Guilherme.

Para celebrar o momento “nós no mundo”, os educandos realizaram uma ação em parceria com a Escola Municipal Maria do Carmo Martins, na Vila Sandra, no bairro Campo comprido, na última terça-feira (05), para os alunos do quinto ano. Nela, os agentes propuseram que os educandos repassassem aos demais alunos tudo o que aprenderam durante os encontros. Os jovens da turma de Natália e Guilherme, de 15 a 17 anos, fizeram um teatro e cantaram um rap. “Eles se sentiram muito valorizados, por passar o aprendizado a alguém”, conta Natália e Guilherme.

Já para as agentes Pâmela Farinhuk e Gabriela Pedro Bom, que foram facilitadoras em uma turma de jovens de 16 a 22 anos, a experiência foi totalmente nova e surpreendente, pois nunca haviam conduzido um grupo. Na ação que realizaram em parceria com o outro grupo do Arranjo, os educandos apresentaram um vídeo sobre diversidade para os demais alunos da escola. “O vídeo acabou dando problema e eles improvisaram, leram e falaram sobre tudo o que haviam aprendido, até das coisas que eles não sabiam responder no início. O final da ação foi engraçado, pois ao mesmo tempo que entregavam balinhas para as crianças, diziam ‘escovem os dentes depois’, ‘joguem o papel no lixo’. Ficamos felizes em ver como eles cresceram”, contam as agentes.

Segundo a vice-diretora da escola que a ação foi realizada, Simone Maria Tissi Munhoz, os alunos gostaram muito do que os jovens do Vira Vida apresentaram e relata que chamou a atenção justamente por serem jovens apresentando. “Nós sempre trabalhamos com a diversidade, então só nos acrescentou. Achamos muito importante o contato com pessoas de fora da escola e foi tudo muito organizado, produtivo. Todos merecem parabéns!”, relata a vice-diretora.

Os jovens do Vira Vida gostaram tanto da ação, que gostariam de dar continuidade às mesmas. E, segundo Ana Paula, a parceria com o Arranjo Educativo pretende ser estendida para outras turmas do Vira Vida.